Poliana conseguiu a classificação (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
A canoísta Poliana de Paula conseguiu um feito inédito para a canoagem slalom nacional. Após conquistar o 14º tempo nas eliminatórias de hoje, a brasileira se classificou para a fase semifinal do K1 feminino. Foi emocionante atingir meu objetivo (chegar à semifinal). Sei que será complicado passar para a final, mas quero fazer uma boa descida e ficar satisfeita comigo mesma, comemorou a atleta, de apenas 20 anos.
Com o tempo final de 224s19, após as duas descidas, a brasileira garantiu a classificação, que é somente para as 15 melhores do dia. Na segunda descida, ela errou menos – teve apenas duas faltas – e marcou 110s72, contra 113s47 da primeira descida do dia.
A Poliana conquistou um grande resultado e atingiu seu objetivo aqui em Pequim. Por se tratar de uma atleta ainda muito jovem, podemos considerar que a classificação dela para a semifinal é um grande feito para o Brasil, comemorou, João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
A atleta, natural de Piraju, no interior de São Paulo, disputa sua primeira Olimpíada. Ela contou com a sorte e com a desistência da argelina Sarah Sonia Dupire para carimbar o passaporte para os Jogos. A fase seminifinal será realizada nesta quinta-feira, às 15h35 (4h35 no horário de Brasília).
Fase eliminatória – A vencedora da fase eliminatória foi a eslovaca Elena Kaliska, com o tempo de 186s19. A atleta é a atual campeã olímpica. A chinesa Jingjing Li foi a segunda (187s56) e a tcheca, atual número 1 do mundo, Stepanka Hilgertova marcou o terceiro tempo (189s13). A semifinal e a final acontecem nesta quinta-feira (14).
Das quinze canoístas classificadas para a semifinal nove são da Europa (Holanda, Grécia, Itália, Polônia, Áustria, França, Alemanha, República Tcheca e Eslováquia); três da Ásia (Japão, Casaquistão e China); duas das Américas (Brasil e EUA) e uma da Oceania (Austrália).
As disputas da canoagem slalom acontecem no Shunyi Olympic Rowing-Canoeing Park, em um canal artifical construído especialmente para os Jogos Olímpicos.
Atualizado às 14h30
Este texto foi escrito por: Redação Webventure