Webventure

Polonês de 64 anos chega ao Brasil após quase 100 dias num caiaque


Doba passou mais de 99 dias remando pelo Atlântico (foto: Divulgação/ www.aleksanderdoba.pl )

O Brasil teve o orgulho nesta semana de ser o palco da chegada da expedição de Aleksander Doba. Após quase 100 dias remando sozinho em um caiaque, o polonês de 64 anos completou a travessia do Oceano Atlântico na última quarta-feira (02), chegando a Fortaleza (CE), como informou o colunista do Webventure Christian Fuchs. Foram quase 5,4 mil quilômetros percorridos desde a saída da África, em Dakar, no Senegal.

A aventura, que durou 99 dias, seis horas e 20 minutos, entrou para a história como uma das mais longas viagens oceânicas de caiaque. Além disso, Doba também foi o primeiro a cruzar o Atlântico no sentido leste-oeste. Esta já era a segunda tentativa do polonês, que em 2004 desistiu da jornada apenas dois dias depois do início. Naquela oportunidade, o destino era a capital pernambucana Recife.

Para a jornada que começou em 26 de outubro do ano passado, Doba tinha um caiaque especialmente preparado para não virar, nem nas condições mais adversas. A embarcação que ajudou o polonês a completar sua expedição tem 7 metros de comprimento e pesa cerca de 500 quilos. O caiaque é equipado com GPS e celular via satélite, tudo funcionando com energia solar.

Na chegada à Fortaleza, Doba estava bem de saúde, mas os sinais da dura jornada estavam claros. Com cabelos e barba longos, o experiente aventureiro também estava bastante magro, mas ainda assim com os músculos em dia, graças às remadas que impulsionaram o seu feito. Depois de passar quase cem dias tomando água dessalinizada e tendo uma alimentação parecida com a de astronautas apenas com alimentos desidratados -, o polonês não hesitou em pedir uma cerveja para acompanhar a sua primeira refeição em solo brasileiro.

Volta na América – Em breve, outra expedição de caiaque também passará pelo Brasil. A alemã Freya Hoffmeister, que em 2009 deu a volta por mar na Austrália, agora pretende fazer o mesmo na América do Sul. A aventureira de 47 anos deve iniciar sua jornada em setembro, na cidade chilena de Valparaíso. A primeira etapa terminará em Buenos Aires, para depois ela reiniciar a viagem e passar por toda a costa brasileira. A expedição só deve terminar em maio de 2014, quando ela terá percorrido cerca de 23 mil quilômetros.

Este texto foi escrito por: Webventure