Excesso de precipitação mudou planos para a 11ª etapa (foto: Marcelo Maragni)
Pouco antes do início da 11ª e antepenúltima etapa do Rally Dakar 2011, a organização da competição informou uma mudança significativa na especial desta quinta-feira (13). Devido ao mau tempo na região de San Juan, onde acontecerá a chegada do percurso, a segunda parte de trecho cronometrado foi encurtada em pouco menos de 100 quilômetros.
A etapa desta quinta é diferente da maioria das disputadas até aqui no Dakar 2011, com um neutralizado no meio. Primeiro, os competidores fazem um deslocamento inicial de 155 quilômetros, iniciando depois um trecho cronometrado de mais 224 quilômetros. O neutralizado, que não conta para o tempo da especial, é de 160 quilômetros. A disputa então segue com a segunda parte, esta sim que foi encurtada.
Prevista para iniciar apenas à tarde, a parte final da 11ª especial teria 238 quilômetros, mas agora terá 146. O motivo alegado foi a forte chuva nas proximidades de San Juan, que fez muitas trilhas desaparecerem, dificultando a navegação. Para encerrar o dia, ainda há um pequeno deslocamento de nove quilômetros no fim.
A antepenúltima etapa do Dakar 2011 é a primeira a ser realizada inteiramente na Argentina no retorno do rali ao país, onde aconteceu a largada da competição, na capital Buenos Aires. O percurso sai de Chilecito e chega até San Juan, localidade mais afetada pelas recentes chuvas.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure