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Por dentro do rali: a produção, logística, técnica e atendimento do Rally dos Sertões


Pista do prólogo 2006 em construção (foto: Rubens Cerqueira)

São quase 500 pessoas envolvidas diretamente com a organização do Rally dos Sertões, maior evento de off-road da América Latina, que tem início no dia 27/7 em Goiânia (GO). A organização conta com o trabalho de 425 pessoas, sendo que 325 seguem a caravana para as nove cidades-sede do evento, que são Minaçu (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), Corrente (PI), Barra (BA), Seabra (BA), Brumado (BA), Cândido Sales (BA) e Porto Seguro (BA).

Na direção executiva da Dunas está Simone Palladino, que em 1996 trocou a carreira de produtora de fotografia e cinema em uma grande agência de São Paulo pelo Rally dos Sertões. Durante a prova, Simone é a responsável pela direção das imagens aéreas e também pelos bastidores do evento.

A direção geral da Dunas Race, empresa organizadora e promotora do Rally dos Sertões é do empresário Marcos Ermírio de Moraes, que em 1996 assumiu o rali, depois de participar como piloto de moto pela primeira vez em 1993. Há 10 anos, Marcos cuida de toda a logística da prova, assim como do levantamento do roteiro.

Durante o rali, ele coordena toda a equipe técnica, que tem 80 pessoas na modalidade cross-country e 25 na regularidade. Essas pessoas ficam nas trilhas, cuidando para que tudo dê certo para os competidores.

Atendimento médico, limpeza da trilha, diretores, comissários e ação social – Diretamente ligados às trilhas estão os 21 médicos, cinco pessoas da apuração dos resultados, dois coelhos (que fazem a verificação das trilhas antes da largada das etapas) e quatro Canastras (grupo de ação ambiental que recolhe todo tipo de detritos deixados nas trilhas).

Na prova, estão três diretores (carros/caminhões, motos/quadriciclos e regularidade), cinco comissários da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), três da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), um da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), quatro pessoas nos carros de reabastecimento, quatro responsáveis pela comunicação via rádio, seis na equipe aérea, quatro guinchos, seis técnicos do GPS Spy e dois do Sentinel.

Vinte e cinco pessoas da Ação Social, 15 da cenografia, 12 da secretaria de prova, cinco assessores de imprensa, 30 pessoas responsáveis pela captação das imagens (editores, cinegrafistas, técnicos), cinco fotógrafos, dois locutores, 15 motoristas de imprensa, 20 pessoas da Agência Goiana de Turismo e cinco da grife também estarão no evento.

A organização conta com 75 picapes Mitsubishi L200, seis caminhões Volkswagen, três ônibus, um helicóptero de filmagem e dois UTI para resgate médico, dois aviões Pelicano para direção de prova e comunicação e um veículo Caravan para transporte de pessoal.

Este texto foi escrito por: Webventure