Encarar as dunas do Atacama será desafio maior no Las Pampas. (foto: Gustavo Mansur / Arquivo Webventure)
A partir deste domingo, o Chile será a casa da sétima etapa do Mundial de rali cross-country. O Rally Por Las Pampas, que segue até o dia 21 de setembro, reunirá algumas das maiores feras do off-road mundial em carro e moto e será acompanhado pelo Webventure.
O trajeto da prova, que sairia de Mendonza (Argentina), sofreu alterações nesta semana. Agora a largada será em Los Andes (Chile). O percurso inclui as dunas do Deserto do Atacama, com subidas de até 45 graus de inclinação e descidas a partir de 800 metros de altitude.
Quatro brasileiros estão confirmados para correr nas Motos: José Hélio Filho, Fabrício Bianchini, Flávio Iguana Carvalho e o manager do Rally dos Sertões Marcos Moraes.
Destaques do Dakar – Também estarão presentes. Correndo em casa, o chileno Carlo de Gavardo (do time KTM) é um dos favoritos. A lista inclui outros pilotos da equipe como o italiano Giovanni Sala e Cyrill Despres (FRA), sempre destaques do rali Dakar. Há ainda dois quadriciclos inscritos, o do uruguaio Luiz Henderson e o do argentino Gustavo Cano.
Nos carros, a lista de inscritos publicada pelo site oficial da prova (www.porlaspampasrally.com) faz o evento parecer bastante desfalcado. Nomes esperados como Jean-Louis Schlesser, Masuoka – campeão do Dakar 2002 – e Jutta Kleischmidt não constam. Josep-Maria Servia é o piloto mais famoso entre os até agora confirmados. Ele será o representante da equipe Schlesser-Adventures; seu companheiro Schlesser não participará por já ter garantido o título do campeonato.
Agenda – A primeira etapa do Las Pampas será de verificações técnicas. O prólogo (tomada de tempo que define a ordem de largada) será realizado na segunda-feira (16/09) com percurso de três quilômetros. Na terça, às 13h30 locais, acontece a largada oficial, no estádio municipal de Llay-Llay, onde se espera um público de 5 mil pessoas.
As etapas que se seguem terão como destino La Serena a segunda cidade mais antiga do Chile -, Bahia Inglesa um resort que se assemelha ao Caribe – e o Atacama (praia Las Machas) até 19 de setembro. Dali em diante, os competidores realizarão o caminho de volta à Bahia Inglesa, La Serena, com etapa em laço, e então Vinã Del Mar, onde a caravana chegará no dia 21.
Esta será a quinta edição do Por Las Pampas e a primeira em que ele vale pelo Mundial. A etapa é organizada pela Organização Todo-Terreno da Argentina (OTTA), com apoio do Automóvel Clube Argentina e corresponde ao penúltimo evento do Mundial 2002.
Este texto foi escrito por: Webventure