Webventure

Por Las Pampas Rally vai encerrar os mundiais da FIA e FIM em cross-country


O francês Cyril Despres tem chances de ser o campeão mundial (foto: Divulgação)

O Mundial de Rali Cross-country fez uma pausa após o rali do Oriente (Turquia) e volta em outubro, para o Oriente Médio, com mais uma etapa nos Emirados Árabes. Em novembro, a final de motos e carros é na América do Sul, com a sétima edição do Por Las Pampas Rally, que tem largada marcada para o dia 1º de novembro, na cidade de Córdoba, Argentina.

Pela primeira vez o rali, que já era etapa do Mundial de Rali Cross-country da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), também contará pontos para o Mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

A prova argentina será a última e decisiva etapa das duas confederações. A disputa pela liderança segue embolada em motos e a presença dos principais pilotos mundiais é quase certa. Os principais pilotos da KTM como os franceses Cyril Despres e Richard Sainct e os espanhóis Marc Coma e Esteve Isidre Pujol devem estar na Argentina, mas os resultados serão previamente decididos no UAE Desert Challenge, a próxima etapa da Copa do Mundo FIM nos Emirados Árabes.

O UEA Desert Challenge larga em 11 de outubro e pode deixar em aberta a decisão do Mundial para o Por Las Pampas, que encerra o calendário 2004 da FIM. No momento o Mundial da FIM é liderado pelo norueguês Pal Anders Ullevalseter, seguido pelo polonês Jacek Czachor.

No Mundial da FIA a disputa é menor. Líder isolado, o francês Stéphane Peterhansel (Mitsubishi), que já venceu o Dakar 2004, pode garantir já nos Emirados Árabes o título mundial. Em segundo lugar o árabe Khalifa Almutaiwei (BMW) precisará de muita sorte para alcançar Peterhansel nos Emirados e adiar a decisão do campeonato para a Argentina. Na terceira posição do Mundial da FIA surge o português Carlos Souza.

Detalhes dos Pampas – O ponto central do Por Las Pampas em 2004 será La Cumbre, cidade turística argentina em estilo inglês cercada por montanhas, de onde todos os dias partirá a prova. Os competidores do rali irão percorrer um total de 1.890 km em cinco dias de prova. A mais longa das etapas está programada para o dia 3 de novembro com uma especial de 640 quilômetros.

O custo alto para a participação das equipes estrangeiras no Campeonato da FIA ainda é o principal desafio das equipes. Acostumadas a competir em etapas na África, Oriente Médio e Europa, as equipes de carros sediadas na Europa sempre esbarram nos valores elevados do transporte até a América do Sul como principal empecilho à participação na etapa sul-americana.

Programação do Por Las Pampas Rally 2004:

Total de trechos cronometrados: 1.666km
Total de deslocamentos: 353km
Distância total: 2.019km

Dia 31/10, domingo
Verificações técnicas em Córdoba
Briefing obrigatório

Dia 01/11, segunda
Prólogo, complexo Pro Racing, Malagueño
6,04km – Prólogo
93km – Deslocamento
Total: 99,04km

Dia 02/11, terça
1ª Especial
450km de trecho cronometrado
50km de deslocamento
Total: 500km

Dia 03/11, quarta
2ª Especial
640km de trecho cronometrado
150km de deslocamento
Total: 800km

Dia 04/11, quinta
3ª Especial
420km de trecho cronometrado
30km de deslocamento
Total: 450km

Dia 05/11, sexta
4ª Especial
120km de trecho cronometrado
20km de deslocamento
Total: 140km

06/11, sábado
Cerimônia de encerramento

Este texto foi escrito por: Cristina Degani