Campeão do Dakar nas motos Coma tenta novo título. (foto: DPPI/Divulgação)
O Rally Por Las Pampas, primeira etapa do Mundial de Cross-country, largará na próxima quarta-feira da Argentina com 65 veículos. Serão 37 motos, 23 carros, quatro quadriciclos e um caminhão. As inscrições já estão encerradas.
O número de participantes foi comemorado pelos organizadores, que realizarão a largada promocional do rali na terça, em San Martín de los Andes, na Patagônia argentina. Até a bandeirada final, no dia 16, serão aproximadamente 3.100 quilômetros, passando pelas cidades de Neuquén, San Rafael e Mendoza (na Argentina), e Santiago, La Serena, Copiapó, Antofagasta e Iquique (no Chile).
Uma das atrações do Por Las Pampas será a disputa pela vitória entre os carros. E os grandes favoritos são os dois modelos da Mitsubishi. O primeiro carro terá os franceses Luc Alphand e Gilles Picard, atuais campeões do Rally Dakar. Nani Roma e Henri Magne também defenderão o principal time do cenário off-road nas quatro rodas.
O buggy Zil dos russos Sergey Shmakov e Sergey Mishin promete ameaçar a hegemonia dos Mitsubishi. O Brasil terá cinco duplas como representantes. São elas: Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, Maurício Neves e Clécio Maestrelli, Marlon Koerich e Joseane Koerich, Paulo Nobre e Luiz Carlos Palu, e Luís Tedesco e Marcos Rogério Almeida.
Mais um campeão – A categoria motos também contará com o atual campeão do Rally Dakar. O espanhol Marc Coma, da equipe oficial da KTM, tem presença certa. O espanhol Jordi Viladoms é o outro integrante da KTM garantido – o chileno Carlo de Gavardo competiria, mas sofreu forte acidente em treino e foi vetado.
David Casteu e Laurant Lazart, que correrão pela equipe Off Road Uruguay aparecem na relação de favoritos, também. A turma de brasileiros nas motos será grande. No total, oito pilotos nacionais tentarão fazer sucesso no Por Las Pampas. São eles: Dimas Mattos, Carlos Ambrósio, Julio Capua, Alex Bucheim, Rodolfo Mattheis, Guilherme Benchimol, Zé Hélio e Ricardo Maranhão.
Nos quadris, estarão competindo os dois melhores pilotos brasileiros, o atual campeão brasileiro Robert Nahas, campeão brasileiro e do Rally dos Sertões, e Carlo Collet.
Sozinhos – A bordo de um Mercedes Unimog 400, os italianos Pietro Fogliani e Marco Piana serão os únicos correndo com caminhão. Desta maneira, bastará que eles completem o rali para ser considerados campeões.
Este texto foi escrito por: Webventure