Webventure

Por ‘milagre’, alpinistas sobrevivem a acidente no PNSO

“Queremos voltar lá e terminar a escalada.” Com esta frase, os alpinistas Gustavo Sampaio e Júlio Campanela encerraram oito dias perdidos nas matas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis (RJ). Eles foram resgatas ontem, às 16h, pelo helicóptero da Coordenadoria Geral de Operações Aéreas. Juntamente com Eduardo Varão, a dupla entrarou há uma semana em área proibida do parque para escalar a Pedra do Garrafão (400m). Um acidente interrompeu a aventura.

Por causa de um erro no uso do equipamento de alpinismo, Varão despencou de uma altura de 120 metros e bateu de costas numa fenda na rocha. Pendurados pelas cordas, Sampaio e Campanela assistiram a tudo. Depois desceram para procurar o caminho de volta. “É um milagre ele ter sobrevivido”, disse Gustavo. Para ele, o mosquetão estava solto.

Pela invasão, os alpinistas serão multados entre R$ 500 e R$ 4.400. “Os técnicos do Ibama vão verificar quais infrações foram cometidas para calcular a taxa”, explica Aldo Vasconcelos, assessor de imprensa do PNSO.

Varão, que foi resgatado anteontem, também por helicóptero, teve o baço extraído e fraturas nas costas e pernas. Ele continua internado, mas não corre risco de vida.

Este texto foi escrito por: Webventure