Cyril Despres lidera o rali na sexta etapa (foto: Theo Ribeiro)
Em uma especial de 428 quilômetros, apenas um segundo definiu o campeão da etapa desta segunda-feira entre as motos no Rally dos Sertões. Novamente o francês Cyril Despres foi o mais rápido, com 5h11min05, contra 5h11min06 de Felipe Zanol.
Com o resultado, o brasileiro permanece um minuto e meio atrás de Despres na classificação geral, porém assumiu o segundo lugar no rali, após problemas mecânicos de David Casteu. Zanol segue confiante, mas ciente da dificuldade em diminuir a desvantagem nos próximos dias. Antes do Jalapão eu liderava com uma diferença de dez minutos para o segundo colocado, e hoje estou 1min30 atrás de um campeão mundial de rali. É difícil falar em descontar essa diferença. Vou arrumar a moto, tentar ir bem nos próximos dias e ver qual será o resultado, comenta o brasileiro, que sofreu uma queda na etapa de ontem, machucou um dos dedos da mão e danificou uma roda de sua moto.
Já para Despres, os problemas vieram na etapa de hoje. Ele teve o odômetro de sua moto quebrado e chegou a se perder durante a especial, mas ainda assim fez o melhor tempo do dia. O rali tem sido difícil, especialmente porque nos primeiros dias os brasileiros começaram muito rápidos na minha frente, favorecidos pelo tipo de terreno. Agora chegamos em uma região onde velocidade e navegação contam bastante, além de ser preciso tomar cuidado com os perigos para não cair, avalia o piloto.
Mesmo em seu terceiro Rally dos Sertões, e o título em 2006, o francês afirma que a prova ainda é uma novidade para ele. No Sertões os brasileiros conhecem a região e o tipo de pista, eu não tenho a menor ideia. E para mim é difícil fazer um bom resultado. Meu maior desafio é tentar ser rápido em países diferentes.
O português Paulo Gonçalves foi o terceiro mais rápido do dia, e na geral está a 7min21 de Zanol. O espanhol Juan Pedro Garcia e o brasileiro Dário Júlio completam os cinco primeiros na etapa de hoje.
Colaborou Andrei Spinassé, direto de Balsas (MA)
Este texto foi escrito por: Daniel Costa*
Last modified: agosto 15, 2011