Webventure

Porto Seguro é ponto final do Rally dos Sertões 2006


Imagem aérea da baía de Porto Seguro (foto: Divulgação Secretaria de Turismo de Porto Seguro)

No dia 4 de julho, após 3.878 quilômetros em nove dias de competição, os campeões do Rally dos Sertões 2006 serão conhecidos na cidade de Porto Seguro (BA), término da nona e última etapa da prova. O ponto final será a Passarela do Álcool, uma das principais atrações da cidade.

Porto Seguro está localizada na chamada Costa do Descobrimento, onde os portugueses chegaram há mais de 500 anos pela primeira vez no Brasil, aproximadamente 700 quilômetros ao sul de Salvador.

A cidade de Porto Seguro tem aproximadamente 140 mil habitantes e suas principais atividades econômicas são: turismo, extração mineral, pecuária e pesca.

O clima quente durante o verão e úmido e sub-úmido durante o inverno, com temperatura média anual é de 24,4°C, atrai turistas durante todo o ano. O calendário de eventos de Porto Seguro inicia com a comemoração de Terno dos Reis, no começo de janeiro, até os bailes tradicionais da região em comemoração ao Natal.

História – Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal, juntamente com sua frota, no dia 9 de março de 1.500 rumo à Índia e chegou à costa brasileira, em Porto Seguro, no dia 23 de abril.

Porto Seguro foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil e teve papel importante nos primeiros anos de colonização.

O nome da cidade deve-se ao fato de que Pedro Álvares Cabral encontrou o mar bravo na região do Monte Pascal e ordenou que sua tripulação atracasse em um “porto seguro”.

O fato foi relatado na carta de Pero Vaz de Caminha enviada à corte portuguesa, considerada o primeiro e mais importante documento da história do descobrimento do Brasil.

Turismo – A variedade de praias, passeios de escuna, mergulho, trilhas ecológicas, reservas indígenas, museus, parque aquático, centros de compras e tantas outras atrações fazem da cidade de Porto Seguro um dos principais pontos turísticos do país.

Porto Seguro tem 90 quilômetros de praias protegidas por recifes de corais, desde as desertas até as mais freqüentadas. A Praia Curuípe, por exemplo, de águas calmas, é indicada para banho e caminhadas. A Taperapuã é das mais agitadas, com muitas barraquinhas na areia, além de quadras de esporte.

O Centro Histórico foi o primeiro núcleo habitacional do país, lá os turistas podem visitar o Museu Histórico da Cidade, assim como ver o Marco do Descobrimento, símbolo da coroa portuguesa para demarcação de sua colônia. As ruínas da Igreja de São Francisco, a primeira construída no Brasil aproximadamente em 1504, também é atração no local.

O agito noturno é garantido durante toda a semana na cidade. Casas de shows temáticas, barracas de praia e luaus se alternam na noite de Porto Seguro. A Passarela do Álcool também é bastante conhecida por suas barraquinhas de artesanato local, feitos de coco e madeira, e a diversidade de bebidas.

Este texto foi escrito por: Webventure