Andre Frota (foto: Divulgação)
Direto de Fortaleza (CE) – O português Frederico Melo e o Neozelandês Blair Mcly terminam o primeiro dia empatados na liderança do Campeonato Mundial Laser Radial Júnior. Os dois velejadores conquistaram as primeiras colocações nas regatas que disputaram hoje.
Ventos moderados e ondas de 1,4 m eram o cenário perfeito para que os velejadores juniores da classe Laser, vindo de diversos países, tivessem condições de boas disputas. E foi assim que o brasileiro Daniel Jakobsson despontou como um dos favoritos para conquistar o título máximo do Campeonato Mundial de Laser Radial JR 2005, que acontece em Fortaleza (CE), depois de conquistar a segunda colocação nas duas regatas que disputou hoje.
Atuais líderes, com 2pp, Melo e Blair começaram com o pé direito neste importante torneio e estão mostrando que se acostumaram rapidamente com as condições da raia. Eles fizeram uma acertada tática de regata, comemorando um dia de vitórias, pois mesmo correndo em grupos diferentes terminaram vencendo as disputas.
Mas, quem leva uma grande vantagem é o neozelandês, que acabou de participar do Mundial de Laser Open, que terminou sexta-feira por aqui e já está familiarizado com a raia do Marina Park Hotel. “Larguei bem, em uma posição de meio de raia e optei por bordos pelo meio da raia, sempre de olho nas rondadas do vento e evitando subir muito, pois aqui tem ondas enormes. Foi muita concentração na raia e terminei o primeiro dia bem. comenta Blair.
Daniel Jakobsson e o português Frederico Melo provavelmente serão os seus maiores rivais até o final do campeonato, se as condições continuarem iguais a de hoje: Ventos leste de intensidade de 18 nos e mar grande.
Durante a passagem, ou melhor, a montagem do gate, a primeira flotilha teve que se deparar com a famosa preamar do Ceará, com ondas fortes e correnteza, que obrigavam os valentes juniores efetuarem com muita perícia e técnica a orçada das suas embarcações e evitar uma capotagem.
Apesar das dificuldades de comando, às 15h16, a liderança da regata foi mesmo confirmada para Blair McLay, que manteve sob controle o andamento de sua embarcação durante toda a regata. Em segundo lugar chegou o argentino Buiatti Fagalde Federico.
“Hoje os ventos estavam fortes e por isso a velejada não foi fácil. Os outros adversários estiveram sempre perto em todas as regatas. Estou muito satisfeito com meu andamento aqui e conseqüentemente com os resultados. Acho que pude obtê-los porque me dei bem com o clima daqui”, conta Mclay.
Nos duelos da 2ª regata do dia, os velejadores também encontraram dificuldades e muitos não conseguiram administrar o andamento dos seus laser ,devido as condições de vento e mar. Mas, 10 velejadores finalizaram o 2º dia de competição, com os pontos acumulados, o que os deixam sonhando com o título desse campeonato .
Na segunda regata tivemos a liderança do português Frederico Melo, seguido de muito perto pelo brasileiro Daniel Jakobsson. Ele é o melhor colocado do nosso país, ocupando a 3ª posição da categoria geral.
Entre as mulheres, que desta vez largam e brigam pelo título com os meninos na mesma regata, a melhor posição ficou com a neozeolandesa Cushla Hume-Merry, em 33º lugar.
Entre as brasileiras, Fernanda Decnop, do Rio de Janeiro, foi a melhor colocada em 70º lugar. “A idéia aqui e tentar aprender o máximo durante a competição e tentar fazer uma historia melhor nos próximos torneios. Competir junto com os meninos é muito legal, é um ótimo referencial.”, diz Fernanda.
Nesta terça-feira serão realizadas mais duas regatas, a partir do meio-dia. Até quarta-feira as disputas serão classificatórias, quando os 103 atletas estarão divididos nas flotilhas azul e vermelha. Já a partir de quinta-feira, os competidores estarão divididos nas flotilhas ouro e prata. Na ouro, os atletas disputarão as primeiras colocações. Na prata, a batalha será pela 51ª colocação em diante. A disputa prossegue até sábado entre os atletas de 26 países presentes ao campeonato. O Radial Youth reúne jovens de até 18 anos que são considerados a futura geração do Laser.
1º lugar – Frederico Melo (Portugal) – 2 pontos perdidos
1º lugar – Blair McLay (Nova Zelândia) – 2 pp
3º lugar – Daniel Jakobsson (Brasil) 4 pp
4º lugar – Antonios Tzortzis (Grécia) 6 pp
5º lugar – Buiatti Fagalde Federico (Argentina) 9 pp
6º lugar – Ivan Taritas (Croácia) -9 pp
7º lugar – Pierre Ângelo Collura (Finlândia) 9 pp
8º lugar – Fred Strammer (Estados Unidos) 9 pp
9 lugar- Igor Lisovenko (Rússia) – 10 pp
10 lugar – Jorge Jover Garcia, (Espanha) -10 pp
Classificação dos brasileiros
3º lugar – Daniel Jakobsson (RJ) 4 pp
20º lugar – André Frota Ribeiro (CE) 20 pp
21º lugar – Lucas F. Reis Cachapuz (RJ) 23 pp
30º lugar – Ernesto Molinas (CE) 32 pp
41º lugar – Pedro Henrique Trouche de Souza (RJ) 44 pp
45º lugar – Rodrigo Lopes Monteiro (RJ) 47 pp
54º lugar – Daniel Cantinho Dantas (PE) 56 pp
55º lugar – Philippe Alexander Wender (RJ) 57 pp
62º lugar – Jucyan Okretic (SP) 62 pp
63º lugar – Henrique Vazquez (SP) 63 pp
69º lugar – João Augusto Hackerott (SP) 65 pp
70º lugar – Fernanda Decnop (RJ) 66 pp
75º lugar – Jorge João Zarif (RJ)- 74 pp
79º lugar – Viviane de Oliveira (RJ) 81 pp
91º lugar – Cecília de Andrade Aragão (PE) – 93 pp
91º lugar – Bernando Amorim Bastos (CE) 93 pp
95º lugar – Bruna Cordeiro Sena Alves (RJ) 95 pp
96º lugar – Luiza de Sabóia e Lima (CE) 96 pp
97º lugar – Lucas de Carvalho (SP) 96 pp
101º lugar – Juliétty Tesch (ES) – 104 pp
Este texto foi escrito por: Ricardo Dubeux, especial para o Webventure