O piloto português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) conquistou a vitória na sexta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, realizada neste sábado (13) no Circuito de Misano, em Rimini, na Itália. Como campeão da temporada anterior, da Costa partiu da 13ª posição e escalou o pelotão para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.
A segunda posição foi garantida pelo britânico Oliver Rowland (Nissan), que conquistou seu quarto pódio consecutivo e assumiu a liderança no campeonato de carros elétricos. O terceiro lugar foi ocupado pelo também britânico Jake Dennis (Andretti Formula E), atual campeão da F-E.
Os brasileiros Sérgio Sette Câmara (ERT Formula E Team) e Lucas di Grassi (ABT Cupra) terminaram em 11º e 16º lugares, respectivamente, permanecendo fora dos dez primeiros no primeiro E-Prix do circuito italiano de 3.381km, que possui 14 curvas. A pole position foi conquistada pelo neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), e a volta mais rápida foi registrada por Oliver Rowland (Nissan).
Esta foi a estreia da Fórmula E em Misano, uma pista tradicional do automobilismo na Europa, que costuma sediar corridas de MotoGP. A corrida teve 28 voltas, com temperatura de 24ºC e ventos de 15 km/h no circuito italiano.
“Esta corrida foi bastante intensa, mas me diverti muito. É uma prova que demanda muita atenção; muitas vezes era impossível saber quem estava na liderança. Fizemos uma gestão de energia interessante e conseguimos a vitória. Espero que seja a primeira de muitas nesta temporada”, comentou Félix da Costa.
A última vitória de da Costa, sob pressão devido aos resultados irregulares da temporada, foi em 2023, na Cidade do Cabo, África do Sul.
“Incrível, um início fantástico da temporada com quatro pódios consecutivos. Essa consistência é importante para vencer o campeonato. No início, não parecia uma boa ideia ficar para trás, mas terminar em segundo lugar foi um resultado muito bom”, disse Oliver Rowland.
A corrida em Misano foi marcada por muita confusão e contato entre os carros. A gestão de energia sempre foi crucial para pilotos e engenheiros, com os monopostos começando o E-Prix com entre 60 e 70% da energia utilizável necessária para terminar a prova, sendo o restante recuperado pela frenagem regenerativa.
A liderança da corrida foi o lugar menos eficiente, com o carro da posição 1 enfrentando a resistência do ar em primeiro lugar, enquanto os carros atrás se beneficiavam da esteira aerodinâmica em termos de eficiência.
Por isso, a F-E em Misano teve nove líderes diferentes: Sebastien Buemi (Envision Racing), Robin Frijns (Envision Racing), Jean-Eric Vergne (DS Penske), António da Costa (TAG Heuer Porsche), Sam Bird (NEOM McLaren), Stoffel Vandoorne (DS Penske), Sacha Fenestraz (Nissan), Mitch Evans (Jaguar) e Oliver Rowland (Nissan). O número total de ultrapassagens competitivas também estabeleceu outro recorde, com 544.
Após a sexta etapa, a Fórmula E continua com a marca de um vencedor por prova nesta décima temporada. O equilíbrio é uma característica do campeonato de carros elétricos, com apenas 13 pontos separando o primeiro do quinto colocado.
Max Gunther (Maserati) é o único piloto a pontuar em todas as seis etapas do campeonato, e a vitória de António Félix da Costa colocou a equipe Porsche como a primeira equipe a vencer duas vezes nesta temporada.
O britânico Dan Tickton, companheiro de Sette Câmara na ERT Formula E, pontuou pela primeira vez, chegando em quinto lugar.
Os 22 pilotos retornarão à pista de Misano às 10h, com transmissão pela TV Band e Grande Prêmio. A corrida terá 26 voltas, proporcionando mais energia aos competidores
Last modified: abril 13, 2024