Kai Lenny em ação (foto: Divulgação / Ben Thourard)
A Praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo, vai receber pela primeira vez os melhores atletas mundiais de SUP de ondas durante o AlmaSurf Mormaii International Stand Up World Tour, etapa válida pelo campeonato mundial, que rola nos próximos dias 22 a 30 de outubro.
A organização do evento promete trazer a nata dos supistas mundiais, que virão do Havaí, Estados Unidos (Califórnia), Taiti, Austrália, países europeus e, claro, do Brasil. Uma dessas feras é o havaiano Kai Lenny, 19 anos, atual campeão mundial da modalidade. Ouvi falar muito bem das ondas de Maresias, que são potentes e cavadas, ideais para o meu estilo de surfe, diz. Vou ao Brasil motivado para conquistar mais uma vitória e buscar o título mundial.
Entre os brasucas, Leco Salazar, atual vice-líder do ranking mundial, vem tentar mais uma vitória em casa o santista venceu a etapa brasileira de 2010, que rolou em Ibiraquera (SC). Em 2011, raspei em algumas etapas, mas conquistei um bom vice na França e um terceiro na Califórnia. Está na hora de eu ser campeão para brigar pelo título, diz Leco, que é filho do surfista Picuruta Salazar, que também estará presente.
No evento principal competirão 32 atletas. Esse time será formado pelos 24 melhores ranqueados no circuito até o momento, mais: os quatro primeiros atletas classificados na triagem que antecede o evento principal; os dois primeiros do ranking brasileiro classificados no IWC-2011 (Ibiraquera Wave Contest); mais dois convidados. Esta etapa vai dar uma premiação total de 10 mil dólares (3,5 mil apenas para o primeiro lugar). Para mais informações sobre o circuito, acesse www.standupworldtour.com.
Diversão para os pregos. Além dos prós, os iniciantes do SUP também poderão brincar nas ondas de Maresias com o apoio de aulas e clínicas que a organização do evento vai promover gratuitamente para o público em geral.
Abaixo, o atleta brasileiro Carlos Bahia treinando nesta sexta (21), em Maresias:
Este texto foi escrito por: Da Redação