Pranchas são essenciais para desatolar um veículo (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Para vencer a grande maioria das “encrencas” encontradas em uma boa trilha, pode-se levar um acessório muito interessante: a prancha. Ainda pouco usada pelos brasileiros, este equipamento tem no exterior grande aceitação e adeptos que sempre levam um par de pranchas em incursões por desertos ou florestas.
A prancha tradicional surgiu na Segunda Guerra quando os aliados necessitavam de um terreno regular para pousos em meio ao deserto africano. De lá para cá, ela ocupa seu lugar no bagageiro de muitos 4×4 que viajam pelo mundo.
No Brasil, os praticantes de fora de estrada podem contar com o produto da Todo Terreno, que fabrica os modelos usados para ilustrar este tópico e que são tão eficazes quanto os modelos fabricados lá fora.
A pouca tradição que o equipamento tem no país caba dificultando sua propagação em nosso dia a dia, mas a iniciativa deste fabricante mineiro pode ajudar a mudar esse quadro.
Como utilizar? – Sua utilização é muito simples e serve como uma base firme para o veículo atravessar trechos com muito barro, areia e até um facão (erosão ou valeta mais profunda) mais ameaçador.
Uma dica importante dada por Tito Rosemberg, em seu livro Aventuras no Camel Trophy, pode ser repetida aqui. Amarre um pedaço de corda ou qualquer outra coisa, que possibilite depois da operação, localizar a prancha em meio ao barro ou areia.
Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure