Webventure

Prateleiras


As três principais vias de escalada na Pedra da Prateleira. (foto: Fábio Guedes)

Cidade mais próxima: Itatiaia

Tipo de pedra:
A região do maciço do Itatiaia, segundo maior do mundo em composição geológica, é de origem eruptiva, embora não esteja incluída no grupo das vulcânicas. Sua composição é de rochas filonares (bostonito, tinguaito), efusivas (fonolito, nefelino, leucitito) e plutônicas (foiaítico, araxaito, puskalito). Estudos indicam ainda que a região contém cerca de 70% em bauxita (alumínio e sílica). Para os montanhistas, granito da melhor qualidade.

Primeiras ascensões:
A Pedra das Prateleiras (2539,5m) teve sua primeria ascensão em 1920, pela via que é conhecida hoje com via Sul, embora tenha sido registrada na época como Normal das Prateleiras, por João Freitas, Joseph Spierling e Oswaldo Leal.

Estilo predominante: Escaladas clássicas de montanha, algumas vias esportivas e tradicionais.

Número de vias (aproximado): 27

Vias de escalada:
A via mais fácil e mais visitada para acesso ao cume é a via Sul. Das vias mais técnicas, a mais conhecida é a Sexto Sentido.

Relação das vias de acordo com a foto ao lado:

1) Sexto Sentido (VIsup) – Eduardo Peixoto e Jobson de Oliveira, 1986. Via toda em proteções fixas com dois crux. O primeiro na saída e outro no final. Rapel em grampo. Observar pela foto o tamanho da via pois há a opção de continuá-la e emendar em outra via, porém em proteções móveis e com grau de dificuldade maior.

2) Portas da Percepção (VIIc) – Luiz F. Silva Jr. e Reinaldo Kaizuka. Toda em aderência e em proteções fixas. Um dos melhores e mais bonitos desafios do Itatiaia.

3) Chaminé Willy Brackmann (IIIsup) – Raimundo L. Minchetti e Antônio C. R. de Aguiar, em 25 e 26/06/66, pelo CERJ. Clássica escalada das Prateleiras. Esta chaminé recebe bastante visitações e é facilmente visualizada do caminho. O retorno pode ser feito por cima e pelo outro lado da parede.

Como chegar:
Prateleiras está localizada no planalto do Parque Nacional do Itatiaia, que fica na cidade de mesmo nome no estado do Rio de Janeiro. Para chegar ao Planalto siga do Rio de Janeiro até o distrito resendense de Engenheiro Passos (saída 330) à 18 km de Itatiaia.

De São Paulo retorne neste distrito sem precisar ir a Itatiaia. Pega-se então a BR-354, Rio-Caxambu, serão mais 26,5 km subindo a serra por uma estrada de mão dupla e muito sinuosa.

Ao chegar a Garganta do Registro pegue uma estrada de terra a sua direita, são mais 13 km até a entrada do PNI (guarita). Se você vier de ônibus, da rodoviária de Itatiaia, a viação Cidade do Aço, tel: (24) 354 1059, faz linha para Caxambu. Passando pela BR- 354, você descerá no km 01 (Garganta do Registro), a partir dali uma caminhada de 13 km até a entrada do P.N. do Itatiaia.

Comentários:
Itatiaia é uma palavra de origem indígena, em tupi-guarani significa “pedras com pontas”. E realmente pedra é o que não falta neste lugar, como o Pico das Agulhas Negras, de 2.787 m. Sétima montanha do Brasil, é a mais alta do Rio de Janeiro.

A Pedra das Prateleiras encanta visitantes de todas as partes do mundo. É o cenário mais perfeito do Itatiaia, e possui excelentes caminhadas a sua volta. Todas as vias podem ser escaladas com 01 corda e 08 expressas, além do equipamento individual.

O clima, pelos padrões de koppen, são do tipo Cwb, mesotérmico com verão brando e chuvoso, nas partes elevadas das montanhas. No planalto a temperatura média anual é de 11º C, com o mês mais quente em janeiro e o mais frio em julho. No inverno a temperatura média fica em torno de 8º C. Já houve três nevascas na parte alta do parque.

Guia de escaladas local: Guia de Escaladas do Itatiaia RJ, por Jorge Alberto Guedes e Fábio Corrêa Guedes.

Jorge Alberto Guedes, colaborador do Webventure, é patrocinado pela Snake, Pé na Trilha e Curtlo

Este texto foi escrito por: Webventure