Muitas atividades estão programadas para o público que visitar a Adventure Fair 2002 – Feira de Esportes e Turismo de Aventura, que acontecerá em São Paulo entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O evento terá abertura para
expositores, convidados e imprensa, na quarta-feira, dia 30, às 9 horas da manhã, com a presença do ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho. Para o público, a Adventure Fair começará às 14 horas do mesmo dia.
Entre atrações gratuitas estão o Kuat Adventure Park, o Adventure Kids, a pista de bike, o planetário móvel e o desfile Supplex Adventure Fashion. Nestas áreas, o visitante poderá praticar diversos esportes, como mergulho, rafting, escalada, snowboard, off-road, arvorismo, entre outros. O Rádio Eldorado Adventure Congress, a Mostra Internacional de Filmes de Montanha e a Copa Paulista de Trekking são as atividades pagas dentro da feira. E, como qualquer feira de negócios, ele poderá visitar os 233 estandes para ver e comprar produtos.
Para facilitar o acesso do público às dependências da Bienal do Ibirapuera, a Promotrade e a Goodyear colocarão à disposição dos visitantes um sistema exclusivo de traslado gratuito de cada um dos cinco estacionamentos alternativos até a feira. Para evitar congestionamentos próximos ao evento, o motorista poderá deixar seu carro em um dos locais credenciados e, de ônibus ou van, será transportado até o Pavilhão da Bienal.
Kuat Adventure Park – Dentro do Kuat Adventure Park estarão a parede de escalada, as pistas de off-road e snowboard, o arvorismo, a piscina de rafting e caiaque, o tanque de mergulho, além do Adventure Kids, que terá um circuito de arvorismo especialmente feito para as crianças.
Neste ano, será montada uma parede de boulder, modalidade em que não é necessário o uso de equipamentos de segurança como cadeirinha, cordas e mosquetões, pois a parede é baixa (quatro metros) e a segurança fica por conta dos colchões espalhados a sua volta. Pessoas de todas as idades podem praticar esta modalidade e na parede há vários caminhos para escalada, sobre uma base hexagonal, com níveis de dificuldades diferentes e, para chegar ao topo, é necessário muita técnica e força para superar os obstáculos.
No sábado (2/11), às 16 horas, a parede será ocupada por escaladores profissionais, que disputarão uma etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada, com a presença de campeões brasileiros de anos anteriores, como André Berezoski (2000) e Diogo Ratacheski (2001), além do campeão paulista, César Augusto, e Ian Lajes, campeão mineiro de 2001.
A pista de snowboard e o arvorismo são as grandes novidades no Kuat Adventure Park. Com 30 metros de altura, a pista poderá ser desafiada pelos visitantes com uma prancha de snowboard. A atração é feita de piso sintético e é uma amostra da pista de 1.500 metros instalada no Ski Mountain Park, em São Roque, interior de São Paulo.
O Verticália, lançado pela Alaya Expedições na Adventure Fair 2001, é um percurso acrobático entre árvores, também conhecido como arvorismo. No Adventure Park, a operadora de esportes de aventura vai montar um circuito a cinco metros do chão entre os pilares do Pavilhão da Bienal, em que o público poderá praticar com toda segurança mais esta modalidade.
Sem esquecer das crianças, no Adventure Kids, também será montado a
Verticalinha, com seis atividades de arvorismo, entre elas a Travessia do Mogli, a Ponte do Pizzaiolo e o Tapete do Aladin. Crianças a partir de quatro anos e com até 1,40m de altura poderão fazer parte desta aventura.
Uma das atividades preferidas pelo público da feira do ano passado, a pista de off-road, será indoor em 2002, semelhante a que foi montada fora do Pavilhão em 2001. A pista tem apoio da Bardhal, Goodyear e Nissan, que colocará a nova picape Frontier para que os visitantes possam sentir como o carro se comporta nos vários obstáculos.
Presente desde a segunda edição do evento, o tanque de mergulho é uma boa oportunidade para quem quiser experimentar os equipamentos de mergulho autônomo. Sob a coordenação da revista Scuba, especializada no setor, qualquer pessoa poderá vestir a roupa de neoprene, colocar a máscara e o cilindro de oxigênio e mergulhar no mega aquário transparente.
Outra atração da feira é a piscina de rafting e de caiaque, onde será possível vestir coletes salva-vidas, entrar no bote de borracha e remar.
Junto ao setor de bikes, também será montada uma pista de test-drive, com dois andares e alguns níveis de dificuldade, para que o público possa experimentar os modelos de mountain bikes que estarão expostos no evento.
No estande da Caloi, que foi dividido em setores, vários profissionais da bicicleta estarão falando sobre suas experiências, dando dicas de condicionamento físico e apresentando as bikes de competição para os aficionados. No Espaço Esporte, estarão os competidores de mountain bike e free style; no Aventura, a equipe de corridas de aventura Caloi Lontra Radical falará sobre suas experiências e, no Cicloturismo, três ciclistas amadores patrocinados pela empresa contarão suas viagens pelo mundo.
Outra novidade da Adventure Fair é o planetário móvel, montado no estande do Base 84 – Parque de Aventuras. Com 6 metros de diâmetro e 3,5 metros de altura, o planetário lembra um iglu e é inflável. A projeção é feita na cúpula do iglu e é vista do chão, onde são colocados colchões para 30 adultos ou 40 crianças.
Durante a feira, serão cinco seções diárias gratuitas para o público e duas especialmente para o trade, sempre com a orientação de um professor de astronomia. Nos dias 2 e 3 de novembro, o professor Walmir Thomazi Cardoso, da PUC-SP, que já teve um programa sobre o assunto na TV Cultura, fará as palestras no planetário móvel.
Trekking – Uma etapa da Copa Paulista de Trekking acontecerá junto com a Adventure Fair, em um percurso de 5 km dentro do Parque do Ibirapuera, no domingo (3/11). A largada será às 10h30, no estande da Nautika, fabricante de equipamentos de camping. Para as crianças, haverá uma mini-trilha, em que os pequenos aventureiros de quatro a nove anos serão monitorados em um percurso de aproximadamente dois quilômetros e receberão informações sobre preservação da fauna e da flora.
A Família Goldschmidt, que realiza o projeto Giro pela América, em que pretende percorrer durante seis anos todos os países sul-americanos, dará início à segunda etapa do projeto na Adventure Fair. O motorhome “Pégaso”, um ônibus modificado com 12 metros de comprimento, com que a família realiza as viagens, estará ao lado do Pavilhão da Bienal e o público da feira poderá presenciar sua saída no dia 1º de novembro.
Uma das novidades da Adventure Fair para este ano é a Supplex Adventure Fashion, programação de desfiles de roupas, calçados, óculos e demais acessórios, inédita no Brasil. O objetivo da Promotrade, que nesta iniciativa conta com a parceria da Supplex, marca do fio de alta tecnologia produzido com exclusividade pela fibra DuPont, é reforçar o conceito da moda de aventura junto ao trade, aos visitantes e à imprensa.
“Estes consumidores devem ser tratados com o mesmo glamour que os da moda tradicional e tenho certeza que as empresas que atuam neste segmento farão ainda mais por quem compra esses produtos”, afirma Sérgio Bernardi. As empresas que mostrarão seus produtos no Supplex Adventure Fashion são: Curtlo, Wöllner, Serelepe, Tribo dos Pés, Rossignol, Timberland, By, Adventure Gears, Solo, Columbia, BMW e Supplex.
Oferecer informações sobre os setores de ecoturismo e turismo de aventura, tanto para o público em geral quanto para o expositor e os profissionais da área. Esta é a principal finalidade do Rádio Eldorado Adventure Congress, que acontece paralelamente à Adventure Fair.
Os organizadores da feira montaram, mais uma vez, um evento para atender às solicitações dos expositores e dos visitantes, que sentem falta de informações sobre desenvolvimento do turismo de aventura no país. O evento quer aprofundar o debate e colaborar na profissionalização do setor.
Com o apoio da Rádio Eldorado, serão apresentadas 39 palestras abertas ao público, um seminário e dois cursos voltados para os profissionais ligados ao turismo. Outras cinco palestras e um seminário, exclusivos para o trade de turismo e para o setor de bicicletas, também compõem a grade do evento.
Outro destaque é a presença de palestrantes do exterior, que contarão um pouco de sua experiência com o ecoturismo e o turismo de aventura, além de apresentarem alguns destinos. Com o objetivo de aproximar o mercado de ecoturismo das universidades, cinco instituições foram convidadas para apresentar trabalhos desenvolvidos em seus cursos voltados ao segmento. São pesquisas nas áreas de turismo, educação física, marketing e segurança.
Variedade – Roteiros de aventura na Argentina e no Chile; relatos de expedições e viagens, mergulho, off road, pesca esportiva, esportes de inverno, fotografia e cobertura jornalística de esportes de aventura também serão apresentados no congresso.
Os deficientes físicos também começam a ganhar espaço nos esportes de aventura. O velejador Lars Grael fará uma palestra voltada a este público, que acontecerá no último dia da feira, 3 de novembro, das 11h às 13h no Rádio Eldorado Adventure Congress. Os portadores de deficiência física terão entrada gratuita na feira. Uma operadora de Brotas, a Ecoação, já oferece atividades para os deficientes físicos e está desenvolvendo um projeto junto com a APAE, para que crianças e jovens excepcionais também pratiquem esportes de aventura.
A Adventure Fair terá uma mostra de cinema inédita em São Paulo. Trata-se da segunda Mostra Internacional de Filmes de Montanha (Banff Mountain Film Festival), que é organizada pela universidade de Banff, localizada em Alberta, Canadá. A iniciativa reunirá no espaço do Rádio Eldorado Adventure Congress curtas-metragem e documentários com duração que varia de cinco a 40 minutos.
Entre os países representados na mostra, estão Estados Unidos, República Tcheca, Espanha, França, Itália, Rússia e Áustria, entre outros. A previsão é que um filme brasileiro esteja no festival em 2003. A Mostra Internacional de Filmes de Montanha acontece anualmente e é exibida em vários países. Em 2001, o Rio de Janeiro foi sede da etapa brasileira.
Prova do crescimento da Adventure Fair é o aumento do número de expositores e visitantes, além do faturamento do evento. Estes dados ratificam a importância da feira, que é a maior da América Latina e uma das maiores do mundo.
Em 1999, na primeira edição, a Adventure Fair teve 125 expositores, foi visitada por 42 mil pessoas e gerou negócios da ordem de 20 milhões de Reais. Na segunda edição, os números foram os seguintes: 182 expositores, 71 mil visitantes e 40 milhões de Reais.
No ano passado, 195 empresas estiveram na Adventure Fair, que foi visitada por 76 mil pessoas e gerou negócios de 47 milhões de Reais. Neste ano, a organização conta com 233 expositores confirmados e espera gerar R$ 55 milhões de Reais em negócios e um público de 90 mil visitantes.
Este texto foi escrito por: Webventure