Webventure

Pré-Olímpica de Vela começa com favoritos na ponta


Apenas duas classes não largaram no primeiro dia de prova (foto: Divulgação/ Mauricio Val)

A seletiva para a formação da seleção olímpica nacional começou nesta terça-feira com as regatas das categorias Finn, 49er, Laser, Laser Radial, 470 masculino e feminino e RS:X masculina e feminina. A prova teve que ser atrasada por conta da falta de ventos em Brasília. As provas contaram com atletas renomados da modalidade, o que garantiu uma forte disputa em cada prova.

Na classe Finn, Jorge Zarif, de 17 anos, venceu as duas regatas disputadas no primeiro dia da Pré-Olímpica. O atleta, integrante mais jovem da seleção brasileira, afirmou ter conseguido duas boas largadas, dominando a prova. “Foi um início maravilhoso”, contou o velejador. Henry Boening garantiu a segunda colocação.

A disputa mais acirrada da competição ficou com André Bochecha Fonseca e Marco Grael, na 49er. A dupla tem apenas um adversário na prova, Rodrigo Monteiro e Filipe Novello. “Não foi nada fácil. Na primeira regata, garantimos o primeiro lugar só na reta de chegada. Temos de manter a concentração e velejar bem”, declarou Bochecha.

Defendendo a vaga na seleção brasileira, Fernanda Oliveira / Ana Luísa Barbachan e Fábio Pillar / Gustavo Thiesen garantiram a vitória nas duas regatas da 470. “Ganhamos com certa vantagem, mas nada que mude nossa conduta. Temos de manter a seriedade porque em cada dia as condições são diferentes”, disse Fernanda. “É bom começar ganhando. Aumenta a nossa confiança”, disse Fábio. Ricardo Bimba e Patrícia Freitas também garantiram com facilidade a vitória no RS:X.

Exceção e mais – Na classe Laser, os favoritos para a vitória eram Bruno Fontes e Adriana Kostiw, mas quem faturou as regatas foram Eduardo Couto e Fernanda Decnop.

Nesta quarta-feira acontecem as regatas das classes Laser e do Match Race. Na disputa da Laser estão Torben Grael / Marcelo Ferreira, Lars Grael / Ronald Seifert e Robert Scheidt / Bruno Prada. Vai ser uma boa disputa certamente. Vamos tentar tirar proveito de nossas possibilidades”, comentou Torben.

Este texto foi escrito por: Webventure