Webventure

“Precisava de um resultado assim”, desabafa Odair


O significado da vitória: É um superação para mim como atleta e como pessoa. (foto: Luciana de Oliveira / www.webventure.com.br)

Direto de Santa Luzia (MG) – Ao ser o primeiro a cruzar a linha de chegada pela categoria Elite, neste domingo, na Copa Ametur PowerBar Reebok, em Santa Luzia (MG), o experiente Odair Pereira (Scott) sentiu o reconforto de ver terminar também uma fase difícil. “Precisava de um resultado assim”, desabafou imediatamente. Ele explicou depois: “Tive um começo de temporada meio conturbado, com vários problemas de ordem pessoal. Perdi minha mãe há pouco tempo. Para mim, estar competindo, colocando a cabeça do lugar é uma superação não só como atleta, mas como pessoa.”

Uma volta por cima nunca é fácil. E de Odair foi exigido durante toda a corrida aquele esforço extra e principalmente o ânimo para recomeçar. “Larguei entre os três primeiros e peguei a ponta da prova no final da primeira volta. Tentei abrir um pouco de vantagem, mas estava todo mundo bem. Foi aí que tomei um tombo na rampa, onde entrei muito rápido, e caí para quarto lugar de novo”, lembra.

“Passei a fazer uma prova de recuperação. E esta pista tem muitos pontos em que é difícil realizar uma ultrapassagem. Tinha muito trânsito nas trilhas, a gente acaba se enroscando. E eu caí pela segunda vez, tentando ultrapassar. E perdi tempo de novo. Ali eu tive de partir para o tudo ou nada, já estávamos no meio da prova”, narra o vencedor. “Eu consegui a ponta no começo da quinta volta . Percebi que estava me sentindo bem, abri uma vantagem e administrei até o final. Foi uma prova bem desgastante, uma prova meio nervosa.”

Pontos favoráveis – Apesar de tantos obstáculos, tudo estava a favor. A etapa foi atípica para a Elite, com o desfalque de alguns dos principais adversários de Odair, como Abraão Azevedo e o companheiro de equipe Márcio Ravelli, que estão na Europa, treinando para o Pan de MTB. No fim das contas, isso não tirou o equilíbrio da disputa, pois o líder Albert Morgen, mais Uirá Castro e Ricardo Aliperti também disputaram a vitória com ele a cada volta. Mas Odair estava onde mais gosta: “Este circuito é um dos meus favoritos. É rápido, exige bastante, principalmente em relação a trocas de marcha, e não é muito longo. Exige técnica e bastante concentração”.

E o vencedor deixa uma mensagem para quem torceu para vê-lo de novo na frente: “Quero agradecer o carinho de todo o público, todos os amigos, à equipe da Scott, que estava me dando apoio – o Laércio e o Rafa ficaram o tempo todo gritando, me incentivando. Obrigado a todo mundo”.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira / Webventure