Webventure

Prefeitura de SP inicia a coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo para reciclagem começa a partir de hoje (08/09) em 45 dos 96 distritos de São Paulo, com o objetivo de servir a de 1,1 milhão residências e 3,3 milhões de pessoas. Caminhões da Prefeitura, de cor verde, vão passar uma vez por semana para recolher objetos de vidro, plástico, papel e metais. O lixo selecionado deve ser separado do lixo comum (restos de comida e lixo do banheiro) e levado para a frente da casa no dia em que o caminhão passar. Os dias e horários serão informados pelos coletores e o volume recolhido vai ser levado a cinco centros de triagem na cidade.

A prioridade da Secretaria de Serviços e Obras é a redução, ao máximo, do volume médio de resíduo domiciliar coletado diariamente na cidade (aproximadamente 12 mil toneladas/ dia). O secretário Osvaldo Misso acredita que até o final de 2004, com o serviço de coleta seletiva porta a porta em toda a cidade e com todas as centrais de triagem implantadas e 10 mil PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) instalados, seja possível reduzir mais de 5% desse volume. Até o fim do ano, o serviço da coleta seletiva deve ser expandido para toda a capital paulista.

Dicas para reciclagem

O que deve ser separado:

Metal: latas de alimentos e bebidas, tampinhas, arames, pregos, fios, objetos de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco.
Vidro: garrafas, potes, jarros, vidros de conserva, vidros de produtos de limpeza, frascos em geral.
Papel: jornais, listas telefônicas, folhetos, revistas, folhas de rascunho, cadernos, papéis de embrulho, caixas de papelão, caixas de leite e sucos (embalagens longa-vida).
Plástico: garrafas, tubos, potes de creme, frascos, baldes, bacias, brinquedos, saquinhos de leite.

O que não é reciclável
Metal:
embalagens de aerosol, esponjas de aço e latas de material misto.
Vidro: cristais, lâmpadas, espelhos, cerâmicas, tubos de TV, porcelanas, gesso.
Papel: carbono, guardanapos, celofane, adesivos, fotografias.
Plástico: tomadas, cabos de panela, embalagens laminadas (metálicas) de alimentos.

Este texto foi escrito por: Webventure