Webventure

Prêmio Goodyear Off Road homenageou os melhores do país


Dyonísio Malheiro foi um dos homenageados (foto: Fabio Oliveira/ Divulgação)

Foi ontem a festa de entrega dos melhores de off-road em 2005, o 2º Prêmio Goodyear Off Road, que aconteceu em São Paulo, com a presença de 400 pessoas, entre pilotos, navegadores e dirigentes de provas, jornalistas e convidados. É o segundo ano consecutivo que a marca de pneus premia os melhores competidores do ano dos campeonatos brasileiros de Rally de Velocidade, Rally Cross Country, Rally de Regularidade, Velocidade na Terra e 4×4 na temporada 2005.

A escolha dos melhores do ano foi feita por um júri formado por 20 jornalistas especializados de várias partes do país, que atribuíram notas para os finalistas de cada categoria das modalidades válidas. Os cinco pilotos e navegadores mais bem colocados nos respectivos campeonatos concorreram.

“É uma grande satisfação realizar estes dois prêmios e poder homenagear tanto os competidores quanto os fotógrafos”, disse Carolina Wagner, gerente de Produto Pneu de Automóvel e Camioneta da Goodyear. A executiva também contou sobre o prêmio de Arrancada, modalidade que começa este ano, além da renovação da parceria com a Dunas Race para o Rally dos Sertões.

Vencedores – O piloto gaúcho Ulysses Bertholdo é o competidor recordista do Prêmio Goodyear Off Road. Nesta segunda edição do evento, o gaúcho venceu pela categoria N4 do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. No ano passado, levou um troféu pela mesma modalidade e um como Destaque Internacional.

Mas a dupla mais aplaudida foi Helena Deyama e Andréa Portas, a única dupla feminina a competir tanto no Brasileiro de Cross-country quanto no Brasileiro de Velocidade. No cross-country, elas conquistaram o título inédito de campeãs brasileiras na categoria Super Prodution, que também lhes rendeu o troféu do Prêmio Goodyear Off Road.

Rally de Velocidade
Categoria N4 – Ulysses Bertholdo (RS), piloto e Rafael Capoani (RS), navegador
Categoria A6 – Luís Tedesco (SC), piloto e Carlos Kz Morales (DF), navegador
Categoria N2 – Reinado Varela (SP), piloto e Ivan Bertagna (SP), navegador

Rally Cross Country
Protótipos – Guilherme Spinelli (RJ), piloto e Marcelo Vívolo (SP), navegador
Production Diesel – Felipe Bibas (PR), piloto e Emerson Cavassim (PR), navegador
Super Production Diesel – Helena Deyama (SP), piloto e Andréa Portas (SP), navegadora
Caminhões – Carlos Salvini (RJ), piloto e Guido Salvini/Fernando Chwaicert (RJ), navegadores

Rally de Regularidade
Graduados – Jeferson Barbalho, piloto e Flávio França (RN), navegador
Novatos – Wilson dos Santos, piloto e Ednaldo Barros Jr. (PE), navegador

Velocidade na Terra
Fórmula Tubular – Sérgio Introvini (MT), Piloto
Super Fórmula Tubular – Ricardo Kreuz (RS), Piloto
Turismo 1600 – Gustavo e Vicente M. Passarelli (SP), Pilotos

4×4
Força Livre – Cícero “Tony” Almeida (PB), Piloto
Jeep Willys – Alessandro Valadares (PB), Piloto
Pick Up – Ivo Queiroz (PE), Piloto
Diesel – Reinaldo Luiz Vasconcelos (RN), Piloto

Categoria Internacional
Rafael Túlio e Clécio Maestrelli, piloto e navegador, campeões Sul-Americanos na categoria A6.

Rali de Velocidade
Júri popular – Douglass Fagundes
Júri técnico Haroldo Nogueira

Cross Country
Júri popular Idário Araújo
Júri técnico Tadel Fessel

Além dos competidores das disputas nacionais, também concorriam as duplas que representaram o país no exterior, com o Destaque Internacional, que foi para Rafael Túlio/Clécio Maestrelli, campeões sul-americanos de rali de velocidade na categoria A6.

Outro prêmio especial foi o Homenagens Históricas, para aqueles que de alguma forma já contribuíram para o esporte a motor na terra.

Os homenageados foram Odilon Ribeiro Coutinho, presidente da Federação Paraibana de Automobilismo e criador do Campeonato Brasileiro de 4×4; professor Rubens Carpinelli, presidente da Federação de Automobilismo de São Paulo e do Conselho Nacional de Velocidade na Terra; José Aloísio Cardoso Bastos, presidente do Conselho Nacional de Rali e Dyonísio Malheiro, promotor de provas de rally cross country.

Devido ao sucesso do Prêmio Goodyear Off Road e do Concurso Goodyear de Fotografia, a fabricante de pneus decidiu criar também o Prêmio Goodyear de Arrancada.

Esse prêmio homenageará os pilotos do Campeonato Paranaense da modalidade, além de incluir a categoria no concurso de fotografia, do qual podem participar os fotógrafos oficialmente credenciados para a cobertura dos eventos.

Este texto foi escrito por: Webventure