Webventure

Preocupação com o meio ambiente


Palestra de educação ambiental para professores e comunidade (foto: Patricia Croci)

Goiânia (GO) Uma das preocupações da equipe de Ação Social desta 12ª edição do Rally dos Sertões é investir em educação ambiental e capacitação dos professores e comunidade envolvidos no evento. Diariamente serão realizadas palestras com enfoque no problema do lixo e seu impacto no meio ambiente.

Valter José de Lima, da ONG Trilha Brasil, fará duas palestras diárias. Uma é para pais e professores. Outra é para a molecada, que deve aprender algumas noções básicas de como reutilizar embalagens PET para montar brinquedos, por exemplo. Logo na primeira oficina para adultos, realizada hoje no Colégio Estadual Madre Germana, Valter se surpreendeu com alguns professores.

Professora Ecologista Edite Souza, professora que leciona há mais de 20 anos, deu uma aula de reciclagem aos colegas durante a palestra. Ela conhece algumas técnicas de compostagem tratamento que transforma lixo orgânico em adubo e pretende organizar um grupo para atuar na comunidade no trabalho de educação ambiental. “Aprendi quase tudo sozinha”, conta a professora que estuda Letras na Universidade Estadual de Goiás e ainda sonha em fazer biologia. “É que eu adoro tudo relacionado à natureza.”

Após a oficina, a equipe de Ação Social entregou para a escola duas apostilas que orientam sobre como organizar o trabalho de reciclagem com a comunidade e como criar uma horta comunitária dentro da própria escola. A professora Edite saiu da oficina de reciclagem decidida. “Eu vou falar com a diretoria e mandar comprar os latões para lixo reciclável e providenciar a volta da nossa horta comunitária.”

Este texto foi escrito por: Patricia Croci