Briefing: momento de solucionar as dúvidas sobre a prova e por que não saber mais sobre a segurança. (foto: Arquivo Adventure Camp)
Eu começo a arrumar minhas malas para uma nova aventura, minha mãe preocupada chega ao meu lado e pergunta: “Não vai ser perigoso? O que você vai fazer? Tome cuidado!”
O que respondo para a Dona Carmen: “Sim, mamãe, é muito perigoso, mas eu estou tomando todas as medidas possíveis para voltar inteiro!”
O perigo é quando saímos para uma aventura sem nos prepararmos. Saiba quais as dificuldades que virão pela frente e se prepare para elas. Um bom exemplo disto foi o que aconteceu na última prova do Mini-Ema. O organizador avisou várias vezes que as pessoas poderiam passar frio e que usassem uma roupa de neoprene. Quem levou, não passou frio; quem não levou, quase teve hipotermia.
Já dizia Ayrton Senna: não existe azar, o que existe é falha humana. Quando erramos os acidentes acontecem. Seguem aqui algumas dicas para pensar-mos antes de uma corrida de aventura:
Atenção: o “se” não existe. Os procedimentos de segurança devem ser seguidos a risca em seu tempo. Não existe o “se ele tivesse feito…”, “se não estivesse…”, “se…”. Enfim, o que fazemos agora e a precaução que tomamos é o que vale. Depois são só lamentos. Previna-se antes!
A melhor segurança de todos nós é o medo, um grande amigo alpinista profissional, sempre me fala que tem medo de altura, isto faz com que se previna e sempre tome as medidas necessárias para nenhum acidente acontecer. Numca perca o medo 100%. Ele é útil. Pode acreditar!!!
Por isso surgiu o Adventure Camp: para suprir a necessidade de começar a participar de corrida de aventura de uma maneira segura e saudável. Bons treinos e cuidado com os carros nas ruas de São Paulo, são o nosso maior inimigo.
Este texto foi escrito por: Sérgio Zolino, especial para o Webventure
Last modified: agosto 26, 2002