Foto: Pixabay

Preparação para as dificuldades em uma corrida de aventura

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Briefing: momento de solucionar as dúvidas sobre a prova e  por que não  saber mais sobre a segurança. (foto: Arquivo Adventure Camp)
Briefing: momento de solucionar as dúvidas sobre a prova e por que não saber mais sobre a segurança. (foto: Arquivo Adventure Camp)

Eu começo a arrumar minhas malas para uma nova aventura, minha mãe preocupada chega ao meu lado e pergunta: “Não vai ser perigoso? O que você vai fazer? Tome cuidado!”

O que respondo para a Dona Carmen: “Sim, mamãe, é muito perigoso, mas eu estou tomando todas as medidas possíveis para voltar inteiro!”

O perigo é quando saímos para uma aventura sem nos prepararmos. Saiba quais as dificuldades que virão pela frente e se prepare para elas. Um bom exemplo disto foi o que aconteceu na última prova do Mini-Ema. O organizador avisou várias vezes que as pessoas poderiam passar frio e que usassem uma roupa de neoprene. Quem levou, não passou frio; quem não levou, quase teve hipotermia.

Já dizia Ayrton Senna: não existe azar, o que existe é falha humana. Quando erramos os acidentes acontecem. Seguem aqui algumas dicas para pensar-mos antes de uma corrida de aventura:

  • Guarde sempre em sua mochila os seguintes itens: casaco, isotônico (Gatorade), alimentos especiais (PowerBar), lanterna, canivete, telefone celular, kit de primeiro socorros;

  • Urgente, notifique alguém onde estará quando viajar. Certa vez estava levantando o percurso do primeiro EMA que ocorreu no Brasil. Saí num sábado, não avisei nimguém onde estaria. Sozinho, fui para Ilhabela, me perdi em umas trilhas, perdi o mapa, a lanterna e passei maus bocados durante a noite. Acabei em Castelianos, às 2 da manhã. Resumindo um perigo, aprendi com esta lição e hoje evito entrar no mato sozinho, sem GPS e um celular;

  • Recuse descer em um sistema de rapel que não ache seguro. Não é só porque é uma competição que você é obrigado a descer. Nunca desça em uma corda sem checar o sistema de ancoragem, questione, pergunte quem é o responsável, quantos já desceram antes…;

  • A pergunta fundamental é: “Esta prova é segura?”. Pergunte ao organizador quais os procedimentos de segurança do evento, ambulância, médico, resgate, enfim exija um pouco de respeito ao evento que você está participando, faça sua inscrição valer a pena;

  • No Rally dos Sertões, uma regra me chamou a atenção: caso você (competidor) flagar algum acidente, é obrigatório socorrer a vítima. Sua perda de tempo será analisada posteriormente pelo comitê organizador e reajustada nos resultados do final do dia. Existe regra mais legal e ética que esta? Achei demais!!!!

    Atenção: o “se” não existe. Os procedimentos de segurança devem ser seguidos a risca em seu tempo. Não existe o “se ele tivesse feito…”, “se não estivesse…”, “se…”. Enfim, o que fazemos agora e a precaução que tomamos é o que vale. Depois são só lamentos. Previna-se antes!

    A melhor segurança de todos nós é o medo, um grande amigo alpinista profissional, sempre me fala que tem medo de altura, isto faz com que se previna e sempre tome as medidas necessárias para nenhum acidente acontecer. Numca perca o medo 100%. Ele é útil. Pode acreditar!!!

    Por isso surgiu o Adventure Camp: para suprir a necessidade de começar a participar de corrida de aventura de uma maneira segura e saudável. Bons treinos e cuidado com os carros nas ruas de São Paulo, são o nosso maior inimigo.

    Este texto foi escrito por: Sérgio Zolino, especial para o Webventure

    Last modified: agosto 26, 2002

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure