Webventure

Preparativos para o Brasileiro de Motocross 2003


Pilotos esperam por disputas acirradas. (foto: Divulgação)

O Campeonato Brasilerio de Motocross 2003, que começa no nos dias 22 e 23 de março, promete ser um dos mais equilibrados da história. O local da etapa de abertura ainda não está confirmado, mas a cidade de Indaiatuba (SP) é a mais forte candidata a recebê-la.

A decisão será anunciada no dia 15 de fevereiro, durante a reunião da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Preparação – No período que antecede a competição, os pilotos cumprem um ritmo de preparação forte para estrearem. Massoud Nassar (Honda), campeão brasileiro da temporada passada na categoria 250cc, prevê uma disputa ainda mais difícil neste ano.

Além de adversários já conhecidos como o vice-campeão brasileiro, Jorge Balbi Júnior (Honda), Paulo César Stédile (Yamaha) e Milton “Chumbinho” Becker (Yamaha), pilotos que tiveram problemas físicos em 2002, Massoud terá de brigar diretamente pelo título com novas promessas que deixaram a categoria 125cc e ingressam nesta temporada na 250cc. É o caso do campeão brasileiro do ano passado nesta categoria, Roosevelt Assunção (Honda) e Ismael Maia (Yamaha).

Chumbinho ainda não confirmou a sua presença na competição deste ano. Ele e o seu irmão, Elton Becker, negociam a renovação de seus contratos com a Yamaha. Stédile já acertou para esta temporada. Existe ainda a possibilidade de Cássio Garcia, campeão da categoria Open, retornar para a 250cc. Ele ainda não se decidiu. Ele foi a grande sensação da competição em 2002. Das oito etapas disputadas, ele venceu sete.

“Se antes sustentar o título já era difícil, agora será muito mais. Temos excelentes pilotos nas pistas e todos têm condições de comemorar a conquista no final da temporada. Sem dúvida teremos um dos melhores campeonatos dos últimos tempos”, prevê Massoud.

Na 125cc, a transferência de Roosevelt, campeão do ano passado e Ismael, vice, para a 250cc, será compensada com a estréia do campeão da 80cc, Rafael Zenni, piloto Honda, na categoria.

Nas demais categorias, Open (mulheres a partir de 15 anos e homens após 35), 80 e 60cc, a temporada promete ser ainda melhor. A expectativa é a de que o bom desempenho da mineira Mariana Balbi (Honda/Ladro), 16 anos, na Open ela terminou em 10ª com 32 pontos – atraia a participação de outras mulheres.

A paulista Moara Sacilotti, 23 anos, estuda disputar a 125cc ou a Open. Uma legião de adolescentes, como Bárbara Fernandes, de 12 anos, de São Paulo, tem procurado informações sobre as categorias 60 e 80cc do Brasileiro de Motocross, junto a Confederação Brasileira de Motociclismo.

“O importante é que cada vez mais o Motocross tem atraido a atenção das mulheres”, afirma Mariana Balbi, a primeira a ameaçar a hegemonia masculina na Open. Em Canelinha, Santa Catarina, ela subiu pela primeira vez ao podium. Mariana ficou em quinto lugar, deixando diversos ex-campeões para trás.

1ª etapa – 22 e 23 de março Local ainda não confirmado

2ª etapa – 26 e 27 de abril – Goiás

3ª etapa – 17 e 18 de maio Rio Grande do Sul

4ª etapa – 7 e 8 de junho Santa Catarina

5ª etapa – 28 e 29 de junho Mato Grosso do Sul

6ª etapa – 26 e 27 de julho – Paraná

7ª etapa – 16 e 17 de agosto Minas Gerais

8ª etapa – 13 e 14 de setembro São Paulo

Este texto foi escrito por: Webventure