Obama tentará dar uma nova cara à realidade urbana americana por meio do incentivo outdoor (foto: Arquivo Pessoal/ Challenging Your Dreams)
Se depender do apoio do governo, os Estados Unidos tem um grande futuro com relação às atividades outdoor no país. Na última semana, o presidente Barack Obama anunciou um novo projeto que dará todo o suporte necessário ao ramo ecológico, com a intenção de incentivar e desenvolver a prática e conservação em ambientes ao ar livre.
Ao lado de seis representantes de grandes indústrias do ramo, Obama reiterou o apoio à um projeto que introduziu logo no começo de seu mandado, chamado de Americas Great Outdoors (AGO), que tem como foco conectar os norte-americanos ao meio ambiente.
O projeto tem como primeiro capítulo e como iniciativa a projeção de futuras gerações mais ligadas às atividades pró-ativas, vidas outdoor e um maior tempo gasto com a natureza. Apoiado sobre fatos como o de que 80 por cento da população dos EUA tem vida totalmente urbana, que as crianças da nova geração passam mais de sete horas a frente de equipamentos eletrônicos e também que os índices de obesidade triplicaram nos últimos anos, Obama quer mudar o cenário caótico-tecnológico.
Para tanto, duas metas básicas foram estabelecidas: a primeira é criar um Serviço de Conservação Corporal do século 21, em que as crianças norte-americanas ficariam mais tempo em contato com a natureza e com os recursos ligados à água; a segunda é que empresas e agências federais suportariam mais as recreações no meio ambiente para abrir mais oportunidades em áreas ambientais.
O presidente Obama entende que conseguindo criar uma atmosfera mais ativa para os norte-americanos criaria pessoas e comunidades mais saudáveis. Os investimentos estratégicos de Barack que foram explícitos em suas declarações pagariam dividas em nossas comunidades e em nossa economia de recreação natural, disse Sam Solomon, presidente e CEO da The Coleman Company, uma das empresas do ramo.
Projeto – Em seu programa econômico previsto para 2012, Barack Obama colocou o meio ambiente como um dos líderes de seus objetivos. O que mais se destaca é o Fundo de Conservação de Terra e Água (Land and Water Conservation Fund – LWCF), que pretende dar acesso aos milhões de norte-americanos nos EUA à recreação em áreas públicas por meio da criação de parques, trilhas e atividades envolvidas com a água, além de ajudar empresas do ramo a se desenvolverem.
Eu aprovo a ação do presidente de criar um fundo exclusivo para o LWCF visando as grandes atividades ao ar livre. O LWCF é o único e melhor recurso em termos de capital para desenvolver e agregar mais às atividades locais e federais em áreas de proteção e recreação. Com isso, aumentaria a segurança ambiental dessas áreas também. Para essa iniciativa funcionar, a criação, restauração e valorização da segurança de locais próximos às casas é fundamental e o LWCF é a chave para toda essa robusta infraestrutura, afirmou Will Manzer, CEO da Eastern Mountain Sports, outra empresa do ramo.
Além das táticas gerais, um capítulo especial voltado para a juventude será colocado no projeto. Em 2010, a administradora das ações realizou 21 atividades específicas para escutar preocupações e conselhos de jovens americanos sobre as recreações outdoor. Segundo o presidente dos EUA, as crianças são a base para que o projeto continue e se estenda nas próximas gerações, criando assim um meio ambiente sustentável e bem cuidado.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 19, 2011