Foto: Pixabay

Presidente da APEE comenta o Paulista de Escalada

Redação Webventure/ Montanhismo

Anna Shaw no topo do pódio da Intermediário feminino (foto: Ruy M. Reis/ Divulgação)
Anna Shaw no topo do pódio da Intermediário feminino (foto: Ruy M. Reis/ Divulgação)

Este ano, como todos sabem, mudamos o Ranking Paulista, que passou a ser co-organizado pelas entidades ligadas ao esporte, com sua montagem de equipes de competidores.

Tais equipes, escolhidas por seus Chefes de Equipe, ou determinadas por competições classificatórias, confrontaram-se em uma etapa final diretamente organizada pela APEE.

Nosso receio inicial de que poucos atletas participassem mostrou-se inócuo, ao contarmos com a participação de 53 atletas, sua grande maioria nas categorias infantil, juvenil e intermediário. Isso mostrou que nossa aposta em fomentar o campeonato incentivando as categorias de base deu certo.

Uma mudança crucial também foi na escolha da equipe de route-setters, com chefia do Adebas (Adérito Costa Neto) e participação dos Gabriéis ( Gabriel Ortiz e Gabriel de Jesus Carvalhinho), dando um tempero muito diferente às vias.

Vias calibradas – O trabalho da equipe foi muito complicado, pois eles têm que acertar a mão e calibrar a dificuldade das vias de acordo com a capacidade técnica e a força dos escaladores de cada categoria. Isso vêm se tornando a cada ano bem mais difícil, pois com treinamento acirrado, os competidores estão cada vez mais fortes e o grau aumenta consideravelmente. A final para a categoria infantil beirou o VIIa (pasmem!) e a final do master masculino, entre Xa e Xb!

Algumas figuras novas destacaram-se. No feminino, Camila Shaw (Infantil Feminino) que arrebatou o 2º lugar somente atrás da “imbatível” Paulinha Veloso Anna Shaw (Intermediário Feminino), que levou o 1º lugar, mostrando que essa família de S J do Rio Preto tem futuro nas alturas. Mais um destaque para as novas do feminino, com a Adriana Mesquita de Almeida (Master), que ficou com o 3º lugar na categoria.

Dentre os homens, os rostos novos foram Rafael Takahace Rodriques, que com sua pequeníssima estatura e idade, já arrebatou o primeiro lugar de sua categoria demonstrando que escala quase como um Master. Grande destaque para Diogo Gandra (Intermediário Masculino), mostrando que a galera de Campinas não está para brincadeira.

Dos atletas tradicionais do campeonato, não podemos deixar de citar o Caio Pandori Sanfelice (Juvenil Masculino), que vem treinando muito e dominando sua categoria com força e habilidade para vencer o Pedro Campos, na sua cola. Janine Cardoso que continua muito mais forte que suas concorrentes, e Felipe Gomes Camargo, que desta vez deixou seu maior concorrente, o André Berezoski para trás em uma final emocionante.

Agradecemos ao pessoal da Casa de Pedra pelo suporte dado para a realização desta etapa. O Campeonato Paulista 2006 de escalada esportiva, com organização da APEE, tem o patrocínio da Nossa Caixa Mapfre, e apoio da Equinox, Solo, Adventure Gears e Secretaria da Juventude Esportes e Lazer do Estado de São Paulo.

Abraços
Ricardo Leizer
Presidente da APEE

Resultados no site www.apee.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Leizer, presidente da APEE

Last modified: outubro 3, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure