Touareg será comandada por Maurício Neves (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
Maurício Neves e Eduardo Bambi foram apresentados oficialmente na equipe Volkswagen Motorsport, na tarde desta quarta-feira (17), pelo presidente da empresa no Brasil, Thomas Schmall, e pelo vice-presidente de vendas e marketing, Flávio Padovan. A apresentação contou ainda com o chefe de equipe de off-road, Peter Utoft.
A primeira dupla brasileira a integrar o time da montadora alemã correrá ao lado de Nasser Al-Attyah, que mudou para a esquadra azul da Volkswagen neste ano, e Carlos Sainz, um dos melhores pilotos da categoria, durante o Rally dos Sertões 2009.
A reunião aconteceu no coração da Volkswagen, como definiu Schamll, o Centro Virtual de Realidade, na fábrica da montadora, em São Bernardo do Campo, onde alguns carros são desenvolvidos, e o presidente relembrou que a decisão de participar do rali aconteceu há dois anos, quando ficou decidido que Giniel de Villiers e Mark Muller, primeiro e segundo colocados na última edição dos Sertões, foram escalados para a prova.
Este ano vamos colocar dois brasileiros nos nossos carros, e ano passado só com dois carros tivemos um resultado que melhor seria impossível. Neste ano, com três carros, queremos ter os três carros nas primeiras posições. O Maurício é um piloto campeão e estamos felizes de tê-lo na nossa casa, comemorou Thomas.
Flávio Padovan contou que o processo de escolha do piloto e do navegador foi muito demorado, pois eles queriam não só um grande piloto, mas alguém que realizasse bem um trabalho em equipe, organizado, como ele diz ser sua empresa.
Para nós é uma satisfação muito grande receber esta dupla. Ano passado começamos no rali vencendo, e essa responsabilidade é maior agora, porque temos que manter essa posição, então agora temos que vencer de novo, falou Padovan.
O vice-presidente explicou que a Touareg, carro com o qual correrão, é uma grande máquina para correr provas de off-road e por isso a entrada da Volkswagen no esporte, porém um carro forte não é o suficiente, e por isso a busca por pilotos competentes.
Todos sabem que no próximo ano lançaremos mais uma pick up, de grande porte, chamada Amarok, e a nossa intenção é colocá-la também nas provas de rali. A nossa estratégia é vencedora, temos planos ambiciosos para o Rally dos Sertões, declarou Flávio.
Fortalecimento do DNA Brasileiro – Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, disse ao anunciar a dupla brasileira da equipe para o Rally dos Sertões, que a escolha de ter piloto e navegador do país correndo com a Touareg faz parte de duas estratégias da empresa. A primeira é mostrar a tecnologia da montadora alemã ao mundo, e a segunda é consolidar a marca como uma empresa brasileira.
Nós somos mais brasileiras aqui do que alemã, e temos responsabilidade social, por isso queremos participar deste momento do esporte no Brasil. Nosso objetivo sempre foi trazer os melhores pilotos do mundo para correr no Brasil, e agora queremos isso com pilotos brasileiros.
Schamall relatou que a decisão por Maurício Neves e Eduardo Bampi foi tomada em comunhão de especialistas no Brasil com a Motor Sport da Alemanha. Pensamos em trazer o melhor piloto do Brasil para a nossa equipe. Foi uma decisão baseada em resultados de cada um, mas também nos preocupamos com outro fator. Não basta o piloto ser bom, o trabalho dele tem que casar com o carro, explicou o alemão.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: junho 17, 2009