Helio Shimada nas Prateleiras (RJ) em 1970 ano de abertura do clube (foto: Arquivo CEU)
Depois da notícia publicada no Webventure de que o Centro Excursionista Universitário (CEU) poderia acabar (leia aqui), a comunidade de praticantes de atividades outdoor começou um movimento para que um dos clubes mais antigos do Brasil não fechasse a sua porta. O próprio Webventure recebeu alguns e-mails, de pessoas perguntando como elas poderiam ajudar.
Uma dessas ações partiu da Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp), que se propôs a ajudar a manter o clube vivo por meio de incentivos para mudanças internas do CEU (como renovação da diretoria e flexibilização das regras de filiação) e de promoção de atividades outdoor diversas em nome do clube.
Assim, para começar a mudança de fato, o presidente do CEU, Milton Dines, agendou uma reunião para hoje, 8 de fevereiro, (leia abaixo) aberta a todos que desejam ajudar na continuidade do clube. Leia a mensagem-convite:
A notícia sobre a nossa intenção de encerrar formalmente as atividades do CEU repercutiu com força nos círculos ligados ao excursionismo e ao montanhismo e, como sabem, foi divulgada no Webventure e em diversas listas de montanhismo e espeleologia.
Diante disso, diversas pessoas, entre associados e não associados do CEU, apresentaram-se para formar um grupo de revitalização do clube. A diretoria da Femesp também se mobilizou e formou uma pequena força-tarefa com essa finalidade.
Assim, temos novo ímpeto para retomarmos as atividades do clube e irmos além, revitalizando-o.
Já ocorreram duas reuniões nas quais algumas questões foram debatidas com associados. Agora, é hora de realizarmos uma reunião aberta a todos, com a finalidade de definirmos atividades e responsabilidades, para botarmos o bloco do CEU na rua novamente.
Segue um resumo do pretendemos discutir e fazer [ações citadas no começo desta notícia, sugeridas pela Femesp] a partir da próxima reunião, a ser realizada na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, às 19h30, na Padaria Covadonga (Rua Nazaré Paulista, 16, Alto de Pinheiros, São Paulo).
Convidamos todos a comparecerem.
Milton Dines
Este texto foi escrito por: Marilin Novak