Pretinha após a vitória no Sul-Americano (foto: Divulgação/ CBAt)
No último domingo aconteceu no Cefan (Centro de Treinamento da Marinha), no Rio de Janeiro, a primeira etapa do Campeonato Sul-Americano de Cross Country. Com o tempo de 29min30, Ednalva Laureano, a Pretinha, faturou a prova adulta e superou a campeã do ano passado Inês Melchor, do Peru.
Ela completou os oito quilômetros quatro segundos à frente da adversária e garantiu vaga no Mundial da categoria que acontece em Mombasa (Quênia), no dia 24 de março. A atleta também está pré-convocada para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
Já na disputa por equipes, o Brasil também garantiu vaga para o Mundial, já que Maria Zeferina Baldaia foi a terceira e Maria Lúcia Alves Vieira a quarta, com 29min37 e 30min respectivamente. Em segundo lugar ficou a equipe da Argentina e em terceiro a da Venezuela.
Na categoria menores (até 17 anos) o chileno Victor Aravena faturou a vitória, enquanto que o brasileiro Ederson Pereira foi o vice-campeão. Já entre as mulheres, as atletas do Peru foram soberanas, com vitória de Yoni Ninahuaman. A melhor brasileira foi Tatiane Raquel da silva, com o quarto lugar.
Este texto foi escrito por: Webventure