Webventure

Primeira edição do <i>Piolet dOr Asia</i> vai para Denis Urubko e Serguey Samoilov, por nova rota no Manaslu


Poster do evento (foto: Grivel s.r.l. / divulgação)

O Piolet d’Or é uma tradicional premiação, já no seu 11º ano, organizada pela revista francesa Montagnes e pela associação Groupe de Haute Montagne (Grupo de Alta Montanha), que elege as realizações mais significativas do montanhismo mundial, de acordo com o júri do evento.

Este ano foi criada a versão asiática do prêmio, para eleger as principais ascensões realizadas por montanhistas asiáticos em 2006. A cidade de Seul, na Coréia do Sul, foi o local escolhido para sediar o evento, que aconteceu no início de novembro.

A iniciativa se deu através da colaboração entre a revista coreana Men and Mountain, a revista francesa Montagnes e a empresa italiana Grivel, que faz parte do conselho da premiação e que fabrica, desde o início, o próprio troféu (a piqueta de ouro).

A dupla de escaladores que recebeu o troféu asiático são veteranos montanhsitas himalaianos, os escaladores cazaquistães Denis Urubko e Serguey Samoilov. O prêmio foi concedido pela nova rota que abriram, em estilo alpino, na face nordeste do Manaslu (8163m) entre os dias 4 e 9 de maio deste ano.

Esta é a segunda via que abrem em uma montanha com mais de 8000 metros. Em 2005 a dupla escalou a parede sudoeste do Broad Peak (8048m), fazendo a primeira ascensão por aquela face. A escalada foi nomeada para o Piolet d’Or 2006, na França, que premiou os norte-americanos Steve House e Vince Anderson pela rota que abriram em setembro de 2005, em seis dias de escalada quase ininterrupta, no pilar central da gigantesca parede Rupal, no Nanga Parbat (8126m), Paquistão.

Nesta primeira edição do Piolet d’Or Asia foram nomeados também a dupla Katsutaka Yokoyama e Fumitaka Ichimura, do Japão, pela via Before Dawn (5.9 WI4+ M6 1000m) aberta em setembro deste ano na face norte do Broken Tooth (2760m), Alaska; e os coreanos Gu Eun-Su e Yu Sang-Beom pela nova rota de ascensão que abriram (terceira no total e primeira coreana) na face norte do Thalay Sagar (6904m), no himalaia indiano.

O júri desta edição asiática foi composto por Im Duc Young (montanhista e jornalista), Philippe Descamp (editor chefe da revista Montagnes), Valery Babanov (montanhista), Tsunemichi Ikeda (jornalista da revista Rock and Snow, principal publicação japonêsa de montanhismo), dois jornalistas da revista coreana Climber, e um jornalista da revista coreana Men and Mountain.

É muito provável que a escalada da dupla cazaquistã seja nomeada para o Piolet d’Or 2007, que acontecerá na França nos primeiros meses do ano que vêm.

Este texto foi escrito por: Betta Gobbi – Grivel / planetmountain.com