Foto: Pixabay

Primeira especial do Rally Paris-Dakar terá seis quilômetros

Redação Webventure/ Parceiros

Máquinas e pilotos de 34 nacionalidades são transformados em vitrine nas cidades européias.

Arras (França) A primeira etapa cronometrada da 24a edição do Rally Paris-Dakar, neste sábado, terá apenas seis quilômetros, e máquinas e pilotos serão transformados em verdadeiras “vitrines”. A prova, embora curta, vai valer para a contagem de tempo na classificação geral e servirá de exibição para o público. Mais de 400 veículos largaram ontem à noite (sexta) da Praça dos Heróis, no centro de Arras, cidade ao norte da França.

Pela primeira vez na história o rali começou no início da noite (até então a saída sempre acontecia de madrugada, por volta das cinco horas da manhã). Os competidores enfrentaram 465 quilômetros de deslocamento por estradas normais até a cidade de Chateauroux, e de lá seguiram para La Souterraine, local da prova.

Os últimos competidores ainda chegavam no início da manhã deste sábado enquanto os pilotos das primeiras motos se preparavam para a corrida, realizada no circuito traçado do parque Croisière. Depois desse primeiro desafio, a caravana do Paris-Dakar seguirá para Narbonne, no sul da França. No domingo pela manhã elas largarão com destino a Madri, já na Espanha. O trajeto terá 930 quilômetros no total e uma especial, cronometrada, de 35 quilômetros.

Os organizadores do Paris-Dakar pelo jeito acertaram na mudança de horário da largada da prova. Nesta sexta-feira à tarde, uma multidão se aglomerou na Praça dos Heróis para assistir a saída destes corajosos pilotos e suas máquinas maravilhosas. Nem o frio, que chegou perto de zero grau, tirou o ânimo dos franceses. A festa começou com os carros e caminhões de assistência que, por serem mais lentos, tiveram preferência na ordem de saída. Depois foi a vez das motos, carros e caminhões de competição. Cada piloto que subia no pódio era apresentado ao público.

Brasil
O Brasil tem oito veículos disputando o Rally Paris-Dakar 2002. André
Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec estão competindo na
categoria caminhões com um Tatra, fabricado na República Checa. Klever Kolberg e o francês Pascal Larroque formam a dupla do Mitsubishi Pajero Full na categoria Super Production Diesel. A Equipe BR Lubrax fica completa com Juca Bala e Luiz Mingione, nas motos, com uma Honda Falcon Rally 400 e uma Honda Tornado Rally 250, respectivamente.

O carioca Armando Pires, com uma KTM 660 cilindradas, faz parte da equipe Drakar, da Normandia, e Luiz Azevedo e Marcelo Quelho completam a lista dos brasileiros com Honda XR 400 na categoria Super Production. Inicialmente, a dupla da Equipe CDI Competições estava inscrita na categoria Maratona, mas foram “promovidos” automaticamente nas vistorias técnicas porque as duas motos tinham pequenas adaptações que as descaracterizaram das originais de fábrica, como pedaleiras mais largas.

COMO VAI SER O PARIS-DAKAR 2002
• 9.436 km no total
• 3.979 km de trechos cronometrados na África
• 2.507 km de deslocamento na África
• Um dia de descanso
• Duas etapas em forma de laço
• Duas etapas “Marathon”
• Duas etapas sem GPS,
• Um acampamento sem as peças e malas das motos
• Etapa mais longa na África: Ouarzazate – Tan Tan – Zouerat (1.541 km no
total)
• Etapa mais curta na África: Dakar – Dakar (69 km)
• Especial mais longa na África: Tidjikja – Tichit (520 km),
• Especial mais curta na África: Dakar – Dakar (31 km)
. 434 competidores (170 motos, 118 carros, 35 caminhões, 55 carros de
assistência e 56 caminhões de apoio mecânico).

O Paris-Dakar 2002 terá 14 etapas
AS ETAPAS DO FINAL DE SEMANA

ETAPA 1: ARRAS – CHATEAUROUX (FRANÇA)
Sexta-feira, 28/12/2001 – Deslocamento: 465 km Total: 465 km
A largada acontecerá pela primeira vez à noite. Os concorrentes deixarão o Parc Fermé, situado no Grand Place, no centro de Arras. O pódio da saída está instalado na Place dés Héros. Desde às 20h, as primeiras motos estarão indo em direção ao sul, rumo à Châteauroux. A etapa, à noite, será de deslocamento.

ETAPA 2: CHATEAUROUX – NARBONNE (FRANÇA)
Sábado, 29/12/2001 – Deslocamento: 82 km + Especial: 6 km + Desloc.: 510 km – Total: 598 km
Os últimos competidores devem chegar a Châteauroux no início da manhã e as primeiras motos estarão se preparando para a segunda etapa. Uma especial curta de seis quilômetros foi traçada no parque Croisière, em La Souterraine. Depois, os competidores irão para Narbonne, passando por Brive-la-Gaillarde.

ETAPA 3: NARBONNE (FRANÇA) – MADRI (ESPANHA)
Domingo, 30/12/2001 Deslo.: 25 km + Especial: 35 km + Deslo.: 870 km – Total: 930 km
A primeira moto sairá às 8 horas em frente ao teatro de Narbonne. Em
seguida, os competidores irão para Château-Lastours, onde haverá uma
especial de 35 km entre plantações de uvas. Depois, farão um longo
deslocamento de 870 km até Madri, na Espanha.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora,
Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das
Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: dezembro 28, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure