Padre Cristóvão dá a benção antes da largada. (foto: Luciana de Oliveira / Webventure)
A primeira etapa da Copa Ametur PowerBar Reebok fez história no mountain bike brasileiro. Reuniu ontem, em Carandaí (MG), 829 atletas, um número recorde na competição que vem crescendo a cada ano.
Muitos bikers de outros estados encararam a longa viagem de oito, dez horas para participar, entre eles todos os melhores atletas do cross-country brasileiro. A etapa teve ainda outro recorde que poderá ser nacional: 36 mulheres competiram.
Foram 10 categorias, da Elite ao Infantil, para vencer um circuito de sete quilômetros, muito variado, e a alta temperatura. Quem largou primeiro foi a Elite, para seis voltas no traçado. A partida foi precedida pelo Hino Nacional e a benção do padre e biker Cristóvão, figura conhecida na modalidade. Logo depois ele tirou a túnica e pedalou pela categoria Veteranos.
Circuito aprovado – A primeira volta da Elite foi tranqüila, pois a segunda categoria a largar, a Sub-23, o fez cerca de dois minutos depois. Mesmo assim, foi uma primeira volta duríssima. “Logo no início tinha uma subida longa, entre outras que vinham a seguir”, conta o piloto Márcio Ravelli (Scott), que liderou praticamente toda a prova. O traçado incluia ainda slalom e single tracks. “Eu considero um dos melhores circuitos da América Latina”, elogia.
A briga foi mais árdua pelo segundo lugar, com Albert Morgen, Abraão Azevedo e Odair Pereira. “Fiz uma prova dosada e escolhi a hora certa de fazer os meus ataques. Eu e o Ravelli fizemos uma corrida pela equipe e saí bastante satisfeito com o resultado”, afirma Odair, que terminou em segundo, completando a dobradinha da Scott. Abraão foi o terceiro, com Edvando Souza Cruz em quarto e Albert em quinto.
Por um segundo – Na Sub-23, o sprint final decidiu a briga apertada entre Kleber Souza (Amazonas) e Ricardo Aliperti (Scott). Com apenas um segundo de diferença para o concorrente, Kleber levou a melhor e no pódio pode vestir uma camisa criada especialmente para os líderes da Copa Ametur.
Adriana Nascimento não deu chances na Feminino, com a mineira Érika Gramisceli em segundo. Osvaldão fez a festa na Master A. E Henrique Avancini, na Infanto-Juvenil. No mais, o primeiro lugar no pódio em todas as outras categorias foi ocupado por mineiros. E a Copa vale pelo Campeonato Estadual.
Com a participação de tantos atletas, foi arrecadada quase uma tonelada de alimentos doados pelos participantes como exigência da organização. Alguns torcedores também contribuíram e a doação será feita à Associação Comunitária da Pedra do Sino. A próxima etapa da Ametur está confirmada para 19 de maio, em Santa Luzia (MG).
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira