Thiago Aroeira tenta o bicampeonato (foto: Divulgação)
Após os mountain bikers esquentaram seus pneus nas três etapas do Campeonato Interestadual de MTB, que terminou no fim de semana, com a vitória da mineira Roberta Stopa e o catarinense Ricardo Pscheidt, todas as atenções se voltam agora para a primeira etapa da Copa Internacional Powerbar Reebok de MTB, que começa amanhã, na cidade de Socorro (SP), que faz divisa com o Estado de Minas Gerais.
O tradicional campeonato mineiro de mountain bike cross-country faz sua estréia no Estado de São Paulo também. Na oitava edição, o evento, que percorreu várias cidades de Minas Gerais, vai começar a 140 quilômetros da capital paulista, na cidade do Circuito das Águas, hoje considerada um dos melhores municípios organizados para receber ecoturistas e esportistas de aventura. A sede do evento será o Parque de Exposições da cidade de Socorro.
Os treinos dos atletas reconhecimento da pista são feitos no sábado 8, a partir das 10h até as 17 horas, e a competição começa no domingo 9, às 8 horas, com a largada de várias categorias.
Elite – A categoria mais esperada a largar é a Elite, que tem horário marcado para às 10h30, com as subdivisões Super Elite, Super Sub 23, Super Sub 30, Júnior, Elite Feminino e Mirim, com intervalo de 2 minutos entre categorias.
Na Elite feminina está confirmada Roberta Stopa e Jaqueline Mourão. A mineira Stopa, de 26 anos, contou no fim de semana passado que mesmo vencendo a prova do Interestadual em Mairiporã (SP) tentou se poupar para a Copa Inter de MTB. Mesmo assim dei um sprint final para alcançar a Lorena (Oliveira). Stopa está com ótima preparação física e disse que vai colocar em prática na prova de Socorro todo seu treino.
A atleta Jaqueline Mourão também está de volta às pistas brasileiras. Depois da temporada na Olimpíadas de Inverno em Turim (em que competiu no esqui cross-country), a ciclista que também é mineira participa da segunda prova de mountain bike no ano. Jaqueline correu na semana passada a primeira etapa da Copa do Mundo de MTB, em Curacao.
Ela ficou em 30º lugar entre as 41 atletas que completaram a prova. No total, 52 atletas competiram, mas 11 não completaram todas as voltas. Jaqueline ficou a 13m35s da campeã da etapa, a norueguesa Gunn-Rita Dahle (1h45m54).
Já Erika Gramiscelli (tricampeã do evento), também na elite brasileira do MTB, não corre esta etapa porque ainda se recupera de uma lesão muscular. Erika disse que só retornará para as competições quando estiver 100% fisicamente. Voltei a pedalar há algumas semanas, mas quero priorizar o trabalho de base para ganhar força, explicou a atual campeã brasileira da categoria maratona.
Na Copa Internacional Powerbar Reebok de MTB não existem ainda bicampeões na Super Elite Masculina. No ano passado, venceu Thiago Aroeira, de Juiz de Fora (MG), mesma cidade que Roberta Stopa. Thiago brilhou como campeão da Copa Sundown Centauro de Amadores, e faz elogios à Copa Inter de MTB, que tem alterações este ano.
“Acho que este ano a competição será ainda mais disputada. Com este novo regulamento o campeão, com certeza, será o atleta mais completo”, afirma.
As mudanças consistem no acréscimo de mais uma prova, além das três etapas de cross-country em circuitos rápidos. A etapa final será na modalidade maratona, que exigirá ainda mais endurance dos atletas que estão acostumados à explosão.
“Desde que criamos a Copa procuramos dar o título ao atleta mais completo o possível, explicam os organizadores Rogério Bernardes e Tadeu Monteiro. Acreditamos que com esta mudança o campeão será, de forma inquestionável, o atleta que tiver o melhor desempenho no país.”
Mais novidades – Outra novidade na Copa Inter de MTB 2006 é a realização da Copa Sundown Centauro de Amadores. O evento, que tem o apoio da Sundown e Centauro, sofrerá alterações na categoria feminina. Agora, as mulheres são divididas em duas categorias: sub-30 e over-30.
A Copa Internacional Powerbar Reebok de MTB continua a ser a única copa do país a contar pontos para o Ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Na prova de Socorro haverá quatro comissários da organização internacional.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani
Last modified: abril 7, 2006