Foto: Pixabay

Primeira etapa-maratona acontece nesta quinta

Redação Webventure/ Offroad

“É bom rezar bastante”. Este foi um dos comentários do piloto brasileiro Klever Kolberg ao explicar, ainda em São Paulo, o que seriam as ´etapas-maratona´, principal novidade do Dakar 2002. A primeira, com duas especiais, começa nesta quinta-feira e só termina no dia seguinte. No total, serão 1.545 km, quase uma ida de São Paulo a Cuiabá (MT) ou do Rio a Porto Alegre (RS) – em off-road, claro!

A etapa será uma verdadeira peneira para ver quem deve prosseguir no rali mais difícil do mundo. Pela manhã, os competidores deixarão Ouarzazate, no Marrocos, e vão se deslocar por 176 km até o início da primeira especial, que terá 351 km. Depois haverá um deslocamento de 266 km até Tan Tan. Lá os pilotos e navegadores vão fazer uma pausa obrigatória para descanso.

Pausa?! – “Não quer dizer que vamos ter seis horas de sono”, lembra Klever. “Haverá muitas coisas para se fazer neste intervalo, inclusive porque não vamos encontrar em tempo os carros de apoio. Por isso é que eu digo que vai ser preciso muita reza para que nada demais aconteça com o veículo nem com a gente.”

Após a “pausa” virá um deslocamento de 365 km e, em plena madrugada de sexta-feira, será dada a largada para a segunda especial, com 371 km, já na Mauritânia – considerado um dos países que oferecem mais dificuldades aos competidores. No fim do trecho cronometrado, os veículos ainda prosseguem finalmente por mais 16 km até Zouerat, também na Mauritânia.

Outra etapa deste tipo está estrategicamente programada para o fim do rali. Será a penúltima e “a que deverá decidir” a competição. Saiba mais sobre estas e as demais fases do Dakar 2002 no link Roteiro.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: janeiro 2, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure