Foto: Pixabay

Primeiras expedições chegam ao topo do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Vento no topo do Everest (foto: Andrew Brash/ Everestnews.com)
Vento no topo do Everest (foto: Andrew Brash/ Everestnews.com)

Segundo boletins do site Everst News, os primeiros montanhistas começam a chegar ao topo do Everest, a montanha mais alta do mundo (8.848m), na temporada 2006. Até agora duas expedições atingiram o cume pela face sul da montanha conhecida por ser mais simples de subir.

Até agora o site informou que duas expedições independentes conseguiram o feito. John Bagnulo, professor universitário americano, e outro colega atingiram o cume sem a ajuda de Sherpas para carregar o equipamento.

O alpinista coreano Park Young Seok foi outro a chegar no topo, na companhia de Serap Jangbu Sherpa. Mr.Park, como é chamado, é a única pessoa no mundo a completar o “Grand Slam” (conquista dos pólos Norte e Sul, dos picos mais altos dos sete continentes e dos 14 cumes do Himalaia acima de oito mil metros).

Ana Elisa Boscarioli chegou hoje no acampamento base da montanha, após o período de descanso, para começar o ataque ao cume. A previsão da Adventure Consultants, empresa pela qual Ana Elisa realiza a expedição, é que a grande janela de bom tempo na face sul da montanha aconteça no próximo fim de semana.

Na face norte – Ao que se tem registro, apenas uma pessoa conseguiu atingir o cume do Everest pela face norte até agora, o guia de montanha Dave Watson, na quinta-feira. Isso porque as janelas de bom tempo acontecem em momentos diferentes de cada lado.

Os brasileiros Vitor Negrete e Rodrigo Raineri estavam programando o ataque ao cume para esse fim de semana, mas o mau tempo somado com problemas de saúde de Raineri fizeram a dupla adiar os planos e voltar ao Base Avançado. “Achei mais prudente retornar, pois o frio era muito e tive um princípio de congelamento dos pés. Mas, felizmente, consegui superar mais este problema e, quando cheguei ao Acampamento 1 me hidratei bastante e agora estou aqui no ABC com o Vitor”, comentou Raineri, que ainda teve uma diarréia na subida até o acampamento 2.

Coincidentemente, a dupla brasileira também espera a janela de bom tempo para o próximo fim de semana. O Everest News também reportou a morte do montanhista checo Pavel Kalny, de 39 anos, na tentativa de chegar ao topo do Lhotse.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: maio 13, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure