Mapa do primeiro Campeonato Sul-Americano de Balonismo (foto: Reprodução)
Neste último sábado (3), começou o primeiro Campeonato Sul-Americano de Balonismo, em Rio Claro (SP). A primeira data do circuito foi composta por check-in para pilotos e oficiais, briefing geral, vôo de treinamento, apresentação noturna de balões (night glow) e coquetel de abertura.
O torneio, que irá até 11 de junho, reúne 38 pilotos dos quais 29 são brasileiros, seis argentinos, dois chilenos e um colombiano. A competição tem de 14 vôos competitivos, dos quais cinco já se realizaram.
Ao todo o Sul-Americano de Balonismo conta com 20 tarefas que são determinadas antes da prova. Isto é, o diretor do evento, Leonel Brites, escolhe as modalidades que farão parte das competições antes das respectivas disputas, sendo que as tarefas podem se repetir durante o campeonato. (confira a listagem completa abaixo).
No segundo dia do circuito, 4/6, ocorreram os briefings de tarefa e primeiro e segundo vôos competitivos. Às 6h, foi realizada uma prova com as tarefas fly in (FIN), alvo declarado pelo juiz (JDG) e máxima distância (XID). No período da tarde, às 15h, os pilotos voltaram a testar as suas habilidades nas modalidades alvo declarado pelo juiz (JDG) e máxima distância (XID).
Ontem (5), os atletas do ares encaram mais duas disputas. A primeira aconteceu às 6h e foi composta por fly in (FIN) e valsa de hesitação (HWZ). A segunda, às 15h, teve alvo declarado pelo piloto (PDG) e prova da caixa (BOX).
Na manhã de hoje (6), às 6h, ocorreu mais um vôo competitivo e mais uma vez fly in (FIN) e valsa de hesitação (HWZ) estiveram na prova. O brasileiro Luiz Eduardo Consiglio está no primeiro lugar do ranking provisório com 4.232 pontos e é seguido pelos também brasileiros Fabio Passos, com 4.124 pontos, na segunda posição, e Jairo Fogaça, com 4.008, na terceira colocação.
Ainda hoje, às 15h, acontece mais uma disputa do primeiro Sul-Americano de Balonismo, no Aeroclube de Rio Claro. A competição teve 43 inscritos, no entanto, três atletas não compareceram ao campeonato cujo último vôo está programado para as 15h de 10 de junho. Na manhã de hoje, os pilotos André Antonio Ibanhes Lopes e Luiz Paulo Gnecco de Assis desistiram da prova. A premiação do circuito não foi divulgada, mas a entrega dos prêmios será no dia 11 de junho.
Esta é a primeira vez que uma competição de balonismo de primeira categoria é sediada na América do Sul. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Balonismo (ABB) e é homologado pela Federação Internacional de Aviação (FAI).
Lista das tarefas do primeiro Campeonato Sul-Americano de Balonismo
Campeonato Sul-Americano de Balonismo
www.abb.org.br/sulamericano2006
Este texto foi escrito por: Redação Webventure