Foto: Pixabay

Primeiro curso brasileiro de sidemount para mergulho recreativo

Redação Webventure/ Mergulho

Mergulho com a técnica sidemount (foto: Kadu Pinheiro)
Mergulho com a técnica sidemount (foto: Kadu Pinheiro)

Em agosto vai ocorrer o primeiro curso 100% brasileiro de sidemount, técnica de mergulho na qual os cilindros são colocados na parte lateral do corpo do mergulhador, que já está na água, em vez de serem presos nas costas ainda em terra. Este será o primeiro curso inteiramente desenvolvido por brasileiros e credenciando pela National Association of Underwather Instructors (NAUI), a principal e mais antiga certificadora de mergulho do mundo.

As aulas, que somarão cerca de 20 horas, vão ocorrer durante o 15o Encontro de Instrutores NAUI, entre 16 e 21 de agosto, em Jundiaí (SP). Os participantes devem ter mais de 15 anos de idade e serem praticantes avançados (terem mais de 25 mergulhos registrados).

Esta configuração é muito usada por mergulhadores em passagens estreitas de cavernas e naufrágios. Uma das vantagens de um praticante recreativo dominar o sidemount é a possibilidade de ele poder se equipar dentro da água, evitando dores lombares na hora de carregar os cilindros. O procedimento também ajuda quem tem dificuldade de mobilidade, como idosos e obesos.

Mas um dos idealizadores do programa, Reriton Gomes, explica que este curso não habilita o aluno a se aventurar em cavernas e naufrágios. Para isto, seria necessário fazer também um curso especifico para este tipo de ambiente.

O sidemount foi desenvolvido nos anos de 1960, por caverneiros ingleses que precisavam passar por túneis estreitos. Porém, esses primeiros protótipos de coletes para cilindros eram rudimentares e não proporcionavam controle de flutuação. Já na década de 70, alguns mergulhadores da Flórida conseguiram adaptar equipamentos recreativos mais avançados para a configuração sidemount. Mas foi só a partir do ano 2000 que aconteceu a padronização de equipamentos e treinamentos específicos para a técnica.

Para inscrição e outras informações acesse www.naui.com.br ou ligue (11) 4497-0031.

Este texto foi escrito por: Amanda Nero

Last modified: julho 27, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure