Para Bimba competir hoje seria forçar a barra (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
O primeiro dia de regatas dos Jogos Pan-americanos foi cancelado por falta de vento. Os atletas da vela terão de esperar até amanhã para estrear na competição. Os velejadores estavam desde antes das 13h na água a espera de vento, porém nem uma brisa soprou na tarde desde domingo.
Os velejadores já estão de volta na Marina da Glória, lavando e desmontando os barcos. Eles fizeram o caminho de volta até a sede da vela nos Jogos rebocados pelos barcos da organização e apoio, por causa da falta de vento.
Foi melhor terem cancelado. Se começassem uma regata nas condições de hoje ia forçar a barra, comentou Ricardo Winicki, o Bimba, que conquistou recentemente o título inédito de campeão mundial pela classe RS:X, a prancha a vela.
Ontem fez um vento bom, e amanhã a tendência é melhorar. Parece que está chegando uma frente fria, vinda de São Paulo, que vai trazer mais vento, avaliou o brasileiro.
A vela nos Jogos Pan-americanos acontece na Baía de Guanabara e os veleiros são divididos em duas raias, uma em frente à Escola Naval e outra na base da ponte Rio-Niterói. Nenhuma apresentou condições de regata por hoje.
A programação de regatas nesta segunda-feira começa às 13h, se o vento ajudar.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni e Alexandre Koda
Last modified: julho 22, 2007