Webventure

Primeiro dia do Pré-Olímpico na China não tem ventos


A estréia do barco novo em competições terá que ser adiada (foto: Douglas Moreiar/ ZDL)

Começou hoje em Qingdao o Pré-Olímpico da China, evento teste para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e que conta com diversos brasileiros. Robert Scheidt e Bruno Prada na classe Star, Ricardo Winicki (Bimba) e Patrícia Castro na prancha, Joca na Finn, a dupla de 49er André (Bochecha) e Rodrigo Duarte, Bruno Fontes na Laser e a dupla de 470 feminino, Fernanda Oliveira e Isabel Swan são os representantes brazucas.

Logo de início Scheidt e Prada sentiram os efeitos dos fracos ventos que rondam a raia oriental que hoje resolveu não soprar. Com o cancelamento das duas primeiras regatas, a dupla terá que deixar para amanhã a estréia em competição do novo barco, fabricado pelo estaleiro alemão Mader.

“Esperávamos ventos fracos, mas não a ponto de não poder velejar. De qualquer maneira, ainda temos até a próxima quarta-feira para cumprir as dez regatas da fase classificatória, mais a Regata da Medalha”, conta Scheidt. Os campeões mundiais desembarcaram na cidade chinesa na última quinta-feira e tiveram problemas para se adaptar ao fuso horário local. “O fuso de 11 horas é terrível, demorei aproximadamente três dias para me adaptar”, fala Prada.

Essa é a oitava competição da dupla na temporada, após vencer a Pré-Olímpica de Búzios, o Troféu Princesa Sofia e o Europeu de Primavera, ambos na Espanha, o 7º. Distrito de Star, em São Paulo, o Danish Open e o Campeonato Mundial, ambos em Cascais, Portugal. Eles foram ainda os oitavos colocados na Holland Regatta.

As competições ainda não começaram, mas Scheidt sabe que terão um páreo duro pela frente. “Todos os nove primeiros do Campeonato Mundial estão aqui. Além disso, o vento é bem fraco, há muita corrente e ondas desencontradas. Vai ser uma velejada bem difícil”.

O campeonato prossegue até o dia 24 de agosto e será o último evento teste para a Olimpíada. Inicialmente estão planejadas 11 regatas para cada classe, com exceção da 49er que tem 16, sendo que em ambas a última disputa será a Medal Race.

Este texto foi escrito por: Webventure