Josi Nasser e Helena no pódio do Rally dos Sertões (foto: Murilo Mattos/ www.webventure.com.br)
É unânime que o piloto da Volkswagen, Nasser Al-Attiyah, foi uma das figuras mais simpáticas e populares desta edição do Rally dos Sertões. Mas o que ninguém esperava foi a doação de 20 mil dólares que ele fez a piloto Helena Deyama, que teve seu carro incendiado na sétima etapa da competição. Com o segundo lugar na prova, ele sai do Brasil com o primeiro lugar na popularidade e generosidade.
Tudo começou com a ideia do piloto Reinaldo Varela em fazer uma rifa para arrecadar dinheiro para Helena. Foi doado um jogo de quatro pneus de rali e vendido os números. “Ele teve a ideia, durante o briefing dos competidores e, na mesma hora, todos aderiram à iniciativa, e começaram a comprar os números que foram confeccionados em papel no improviso. A Nani esposa do Varela ajudou, junto com a Josi, e até os pilotos de moto compraram a rifa, contou Helena.
Na festa de premiação na noite de ontem (4), em Natal (RN), a própria Helena, ao lado da navegadora Joseane Koerich, fez o sorteio da rifa. “Esse ano essa lição foi um pouco mais dura. Ainda não tinha caído a ficha do que ocorreu, e só me serviu para mostrar que nas horas difíceis, é que você vê que tem amigos verdadeiros, e que o rali é uma grande família, disse Helena antes de sortear o vencedor.
O felizardo ganhador foi o diretor de prova Jaime Santos, que subiu ao palco, agradeceu, mas disse que não tinha como levar os pneus embora, já que reside em Portugal. Foi então que surgiu a idéia de se fazer um leilão com o jogo de pneus. Quando os lances estavam em R$ 3.000, Nasser se manifestou através do navegador Eduardo Bampi (já que ele não fala português) dizendo que estava doando 20 mil dólares para ajudar a piloto.
A agitação e os aplausos tomaram conta da festa. O piloto, que é príncipe no Qatar, foi muito aplaudido, enquanto Helena chorava de emoção. Como realeza, ele foi carregado pelos amigos até o palco, onde recebeu um caloroso abraço de Helena e Josi.
Emoção – “Nunca passei por tanta emoção em minha vida, ele fez essa doação, e disse que quer nos reencontrar na próxima edição do rali. Houve também, nessa hora uma certeza de quebra de preconceitos, de estigmas de existir uma dupla feminina nas provas de rali, comentou Helena. “Não posso esquecer de dizer que a Josi foi muito mais que uma navegadora, foi uma companheira de verdade, uma guerreira em todas as horas, disse a piloto, que quer repetir a dupla no próximo Rally dos Sertões.
O leilão foi finalizado para Clayton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), em R$ 3.100. Ele também abriu mão do prêmio e pediu que fosse doado para uma instituição de caridade.
Foi um final de Rally dos Sertões inesperado mas, com certeza, que ficará na memória daqueles que estavam presentes na festa de premiação.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni/ Webventure
Last modified: julho 5, 2009