Direto de Córdoba (ARG) – O Dakar 2010 não começou bem para Jean Azevedo e seu navegador, Emerson Cavassin. Os brasileiros tiveram problemas mecânicos em sua Pajero e terminaram o dia na posição número 124 da tabela, mais de 2h55min atrás do melhor tempo, do espanhol Nani Roma.
Um fio solto parou o alternador, peça responsável por recarregar a bateria do carro. Sem energia, o motor da Pajero apagou e a dupla perdeu horas para fazer o reparo, segundo Jean. Faltavam 30 quilômetros para o fim, ficamos parados para conseguir fazer o carro voltar, mas mesmo assim, foi só para terminar a etapa e não ficar fora do rali logo no primeiro dia, lamentou o brasileiro.
Conseguimos fazer a ligação de um outro fio, que gerava menos carga e deu para voltar. Mas perdemos muito tempo parados e andamos bem devagar esses últimos 30 quilômetros, completou.
Às 22h no horário local, a equipe de mecânicos começou os reparos no veículo e Jean deve estar pronto para largar, amanhã, com 123 carros a sua frente. Hoje foi só o primeiro dia. Daqui para frente, se não tivermos mais problemas, vamos recuperar posições. Mas já começamos com três horas de desvantagem, comentou o piloto.
Mais brasileiros – Nos carros o melhor brasileiro do dia foi Mauricio Neves, em sétimo lugar. Destaque para o estreante Julio Bonache ao lado do experiente navegador Lourival Roldam. A dupla ficou em trigésimo quarto lugar na estréia do piloto e do carro, na equipe Rondônia Racing, a qual o tanto o veículo como todos os componentes são brasileiros.
Nas motos o melhor colocado foi Thiago Fantozzi, com o trigésimo quinto lugar. André Azevedo e Maykel Justo ficaram com a sétima posição nos caminhões, em uma etapa conturbada para a modalidade, com uma série de capotamentos. Entre os acidentados está o companheiro de equipe de André, Tomas Tomecek, da Tatra. De acordo com o brasileiro, o piloto tcheco está bem, porém já fora da competição.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure
Last modified: janeiro 3, 2010