Foto: Pixabay

Problemas, lama e mudanças repentinas não desanimaram organização do Rally SP

Redação Webventure/ Offroad

Lama e poças de água foram as marcas do Rally do Engenho 2008 (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
Lama e poças de água foram as marcas do Rally do Engenho 2008 (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

A organização da Copa RallySP 2008 encontrou diversas dificuldades para a realização do Rally do Engenho, válido como as duas primeiras etapas da competição, antes mesmo do início das especiais. Há menos de uma semana do início da prova, o dono da fazenda por onde iria passar o rali cancelou a autorização da disputa na propriedade. Graças a isso, e com todos os competidores inscritos, o diretor da prova, Deco Muniz, teve de correr para fazer com que tudo desse certo.

Foi realizado um acordo com fazendeiros na cidade de São Pedro (SP), a 30 quilômetros do local original da competição, em Piracicaba (SP), para que as etapas não fossem canceladas. A organização teve de fazer novas planilhas de navegação e acordar com os hotéis da cidade para receber pilotos, navegadores, mecânicos e imprensa.

“Lamentamos profundamente que as alterações tenham ocorrido tão próximas à realização da etapa, mas temos certeza que realizaremos a prova dentro dos padrões de qualidade e segurança”, disse Deco na véspera da primeira etapa da Copa RallySP.

A chuva também atrapalhou – Após as negociações para a garantia de infra-estrutura para as etapas, tudo parecia estar resolvido. No entanto, no último dia de prova, no domingo (24), em razão das chuvas que caíram em São Pedro desde a madrugada, apareceram mais problemas. Antes mesmo da saída dos pilotos e navegadores para o local onde seria realizada a segunda etapa, todos foram avisados de que os primeiros 10 quilômetros de cada especial estavam cancelados, por motivo de segurança.

Com a disputa em um percurso menor, e com muitos trechos escorregadios e outros tranformados em verdadeiros atoleiros, os competidores tiveram de tentar reverter ou manter os resultados do sábado em um tempo menor do que o planejado. “A prova estava complicada, com muita chuva. No entanto, foi muito gostosa. Uma prova difícil, com muitas variantes e que exigiu bastante da navegação e de técnicas de pilotagem”, disse o piloto André Gordo.

No domingo, a competição registrou muitos veículos atolados durante a primeira especial. Em razão disso, a segunda especial programada para o dia teve de ser cancelada. “A gente ainda deu uma volta após a primeira especial para ver se havia condições de realizar a segunda bateria, e infelizmente não tinha como fazer. Ia perder o sentido de um rali cross-country que é de velocidade, de acelerar mesmo tendo obstáculos e piso complicado. A lama era muita e não justificava fazer uma prova naquelas condições”, lamentou Deco.

Os pilotos aprovaram o cancelamento. “A prova começou muito bem, mas a navegação estava difícil o tempo todo. Em relação ao cancelamento, é coisa que acontece em todo tipo de corrida se está chovendo muito. Esse é o risco que se corre em pistas em que se passa muitas vezes”, disse Reinaldo Varela, terceiro colocado entre os Carros.

“Na etapa deste domingo, devido a muita chuva, teria sido mais prudente a organização ter cancelado a etapa, porque estava muito arriscado”, reclamou Guido Salvini. “A gente andou muito rápido, mas em vários momentos corremos o risco de acidentes”, completou.

Mesmo após o final da única especial do domingo, a organização da prova ainda teve que trabalhar muito para conseguir desatolar os veículos em diversos pontos do circuito. Em alguns casos foi necessária a utilização de um trator para rebocar carros e caminhões da lama. O responsável por conseguir a máquina para tirar os veículos da lama foi Almir Fernandes, proprietário do Trovão Azul, um dos destaques do rali. “Nem eu imaginei que conseguiria resgatar alguém. Mas ainda bem que foi tudo bem e a gente conseguiu ajudar bastante no rali”, disse Almir.

Próxima etapa – As 3ª e 4ª etapas da Copa RallySP 2008 serão entre os dias 21 e 22 de março, na cidade de Pirassununga (SP). As duas etapas somadas indicarão o vencedor do Rally da Cana 2008. A previsão e de que uma das etapas seja realizada em trechos de terra batida e outra em um terreno de areia.

Este texto foi escrito por: Marcelo Iglesias

Last modified: fevereiro 26, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure