Cachoeira do Buracão – Chapada Diamantina (BA) (foto: Jurandir Lima)
Novas turmas serão formadas para o Programa Aventura Segura Qualificação e Certificação em Turismo de Aventura. O curso tem duração prevista de 36 meses, sendo que a primeira turma começou o aprendizado em janeiro de 2006 e se formará em dezembro deste ano. Os cursos com vagas disponíveis são: Sistema de Gestão de Segurança, Gestão Empresarial e Competências Mínimas do Condutor.
O conteúdo de cada um desses cursos foi elaborado baseado nas Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (Abnt) e na experiência de profissionais do segmento de turismo de aventura.
A importância desse programa que tem por objetivo o incremento da segurança no turismo de aventura deve-se ao fato de que, em razão do crescimento da procura por destinos com locais para o desenvolvimento de atividades de aventura, o Ministério do Turismo considerou o Turismo de Aventura um segmento prioritário no qual o risco inerente à atividade é em geral maior do que em outros segmentos.
Destinos – Querendo concentrar esforços e obter melhores resultados, foram definidos alguns destinos turísticos que serão apoiados pelo programa, baseando-se em critérios como o potencial para comercialização internacional, o número de atividades ofertadas e a concentração de empresas.
As localidades escolhidas foram as seguintes: Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Florianópolis (SC), Vale Alto Ribeira (SP), Serra do Cipó (MG), Foz do Iguaçu (PR), Serras Gaúchas (RS e SC), Brotas (SP), Serra dos Órgãos (RJ) e Lençóis Maranhenses (MA).
Os interessados devem realizar a sua pré-inscrição pelo site oficial do programa de cursos www.aventurasegura.org.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 4, 2008