A equipe de Ação Social no Rally dos Sertões continua suas ações na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, no Estado de Goiás. Nesta fase, antes do rali, o grupo trabalha por 1 dia e meio em cada cidade/escola.
Um dos grandes destaques desta viagem está sendo o Programa de Meio Ambiente, que foi ampliado e complementa o que era feito nos anos anteriores. Até 2005, as atividades se restringiam a palestras de capacitação e conscientização e oficinas de reciclagem.
Este ano, o trabalho envolve ainda projetos de: arborização – com distribuição de sementes e material educativo, doados pelo Clube da Semente do Brasil; horta comunitária com sementes de legumes, verduras, frutas e adubo; reciclagem através da doação de um kit com três lixeiras (orgânico, reciclável e não-reciclável) e um banner explicativo sobre separação de lixos; compostagem com capacitação de estudantes, que reaproveitarão o material orgânico que for recolhido na lixeira específica.
Eventos e ajuda dos Canastras – A maior parte dos eventos de Meio Ambiente acontece nesta primeira visita: Na viagem paralela ao Sertões, pretendemos acompanhar e orientar os envolvidos nestas atividades. Além disso, faremos a oficina de reciclagem, que este ano será mais ampla, já que as crianças vão aprender até a fazer instrumentos musicais com material reaproveitado, disse Valter José Lima, responsável pelo Programa Ambiental.
A comunidade e os estudantes trabalharam com ferramentas próprias para o manejo da terra, levadas pela equipe da Ação Social do Rally dos Sertões. Além disso, puderam plantar mudas e sementes doadas pela Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás e pela Embrapa. A instituição disponibilizou também um técnico para capacitação dos professores.
Durante o Rally dos Sertões, os profissionais, corredores e as comunidades contarão com a ajuda da Equipe Canastras, que cuida da limpeza das trilhas por onde a competição passa.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 2, 2006