Canionismo reúne técnicas verticais em cachoeiras (foto: Divulgação)
A partir desta quinta-feira (2), praticantes e adeptos do canionismo de todo o país se encontram em São Pedro (SP) para o VII Encontro Brasileiro de Canionismo. Na programação, palestras e oficinas sobre o esporte. Neste ano, pela primeira vez, será realizado o Simpósio de Resgate em Ambientes Anfíbios, que também terá palestras e oficinas sobre o tema.
O canionismo é uma espécie de apinismo praticado em cachoeiras. A prática se tornou conhecida graças às imagens veiculadas pela mídia de pessoas fazendo rapel em cachoeiras, mas o esporte vai além disso. Tudo o que envolva a exploração de cânions, desfiladeiros e rios em garganta é considerado canionismo. O praticante tem que dominar técnicas verticais, técnicas de progressão em corda e também técnicas de progressão em águas bravas.
A programação começa na quinta-feira pela manhã, com a chegada dos participantes e entrada na Fazenda Monjolinho, onde será o alojamento. Logo após o almoço, Carlos Zaith fará a abertura oficial do evento, explicando sobre a Chapada Bandeirante. À noite, os participantes poderão conferir três palestras: Desaceleração vertical (Juliano Ventrella), Gerenciamento de crises (Ten. Cel. Adilson Toledo) e Mulheres no Canionismo (Tatiana Bressel, Bárdia Tupy, S. Devus).
A sexta-feira (3) pela manhã terá a oficina de vertical, com coordenação da ABCânion. A tarde, a partir das 14h30, os participantes poderão conferir as seguintes palestras: Congresso Internacional (Rafael Britto, Henry Lummertz) e Telemedicina de urgência (Dr. Caio de Barros). Após o coffee-break, as palestras continuam: A formação de um GVBS (Álvaro Barros/Abeta), Seguro: novos produtos (José Caldeira/ Ecotrip) e Cosmo – 10 anos (Ronaldo Franzen (Cosmo).
Exercício com maca – No sábado (4), o dia começa com a palestra/briefing Intercambio SBE/EEE com Ricardo Perez. Logo em seguida será feito um exercício com maca na descida do Saltão. Durante toda a tarde não haverá nenhuma programação e o dia é livre para todos os participantes. A noite, a Assembléia Geral começa as 19h e, logo em seguida, a reunião da Comissão de Estudos.
No domingo (5), último dia, terá a saída para os cânions às 9h da manhã. Os participantes percorrerão o Saltão, Passa-cinco e Paraíso. Ao meio-dia é a saída da Fazenda e término das programações.
Ainda há vagas para quem deseja participar. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.h2omem.com.br/formulario.htm e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3481 6401/ 9706 6728.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 31, 2006