O alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz iniciou nesta semana a quarta fase do projeto Mundo Andino, no qual pretende escalar mais de 100 montanhas em três anos, realizando uma série de ações sociais e pesquisas relacionadas ao meio ambiente.
Na nova fase, o primeiro brasileiro a conquistar o Everest realizará a Expedição Apolobamba, na Bolívia. Ele terá a companhia de um grupo multidisciplinar e a ajuda de uma parceira. “Felizmente temos um novo patrocinador para o projeto”, comemorou Niclevicz, se referindo à marca de tênis Try On.
Os compromissos de Niclevicz começam em La Paz, onde ministra uma palestra na Universidade Mayor de San Andrés (UMSA) a maior do país. Em seguida parte para as cidades de Ulla Ulla e Palechuco, de onde parte para escalar e estudar as cordilheiras La Raya, Carabaya, Aricoma e Apolobamba.
A região situada no Peru e na Bolívia, entre o Lago Titicaca e os vales úmidos da Amazônia é uma das menos exporadas dos Andes, mas, ao lado dos desafios de seus picos, desperta grande interesse antropológico. Pelo cronograma, o Projeto Andino será desenvolvido até março de 2007, quando ele espera ter percorrido todos os 7.500 quilômetros de extensão da Cordilheira dos Andes.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 8, 2004