Webventure

Projeto social do Rally dos Sertões ganha prêmio


Projeto premiado foi feito pela Trilha Brasil de Luís e Ana Elisa Salvatore (foto: Divulgação)

São Paulo O projeto “Livro na Estrada e Pé na Tábua”, desenvolvido pela Trilha Brasil e pela ONG Juventude Solidária em parceria com o Rally dos Sertões, conquistou o prêmio “Top Social 2003” pela distribuição de livros e material escolar para crianças carentes de cidades por onde passou a competição no ano passado. O projeto é apenas uma das ações sociais desenvolvidas ou incentivadas pela empresa Dunas Race, organizadora do Sertões.

“Livro na Estrada” foi realizado em Goiás, Minas Gerais, Bahia e Ceará, quatro dos cinco estados por onde passou a prova em 2002, além de Rio Grande do Norte e Pernambuco. Nesses estados foram distribuídos, dias após o término do rali, 25 mil kits escolares e 35 mil livros para 90 escolas. O material, usado para abastecer bibliotecas, beneficiou 1,5 milhão de crianças em todas as cidades atendidas pelo projeto.

Os kits entregues às crianças eram compostos de lápis, lápis de cor, canetinhas, borracha, apontador, régua, canetas e dois livros de literatura infantil. O material foi doado por empresas patrocinadoras e também pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, que inscreveu o projeto para participar do prêmio Top Social 2003, da ADBV (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil).

Luís Eduardo Salvatore, um dos coordenadores do “Projeto Livro na Estrada e Pé na Tábua”, disse que decidiu utilizar parte do roteiro do rali porque existem muitas comunidades pobres na maioria das regiões por onde os competidores passaram. “Fizemos contato com os governos locais e definimos quais escolas deveriam ser beneficiadas, levando em consideração o número de crianças pobres e a distância que elas têm que percorrer para buscar um livro nas cidades, já que a maioria é da zona rural”, afirmou ele.

Outros projetos
O “Livro na Estrada” é apenas um dos projetos com o apoio da Dunas Race. Em 2002 foram distribuídos durante o rali, com a ajuda de patrocinadores como o Banco Real e a indústria farmacêutica Teuto, 70 toneladas de alimentos para a população carente entre Goiás e Ceará e 9 toneladas de remédios para os governos municipais. Outra ação que beneficiou a população foi o motor home médico patrocinado pelo Banco Real. Seis profissionais da área da saúde atenderam cerca de 200 pessoas por dia, em média, durante a viagem do Sertões. As ações iniciadas pela Dunas incentivaram equipes particulares de pilotos a agirem. O time Vedacit, por exemplo, que compete na categoria Carros, doou centenas de brinquedos para as crianças das comunidades locais.

Para Simone Palladino, diretora de produção da Dunas Race e responsável pela implantação de ações sociais no Rally dos Sertões anos atrás, o prêmio Top Social 2003 é motivo de orgulho para o Rally dos Sertões. “Nós vamos incentivar todas as ações que tragam benefícios para a população carente do nosso país”, afirmou Simone Palladino, que muito antes de programa Fome Zero se tornar prioridade no Brasil ela já arregaçava as mangas em busca de doações de alimentos.

Sobre o Rally dos Sertões
A largada do Sertões 2003 será em Goiânia dia 23 de julho e a chegada em São Luís dia 1o de agosto. A prova vai atravessar os estados de Goiás, Tocantins, Piauí e finalmente o Maranhão. Além de carros, motos e caminhões, o rali vai contar também com a Expedition, categoria de aventura criada para aqueles que desejam participar do rali mas não querem competir.

O Rally Internacional dos Sertões tem organização e promoção da Dunas Race e patrocínio de Ipiranga e Volkswagen Caminhões. O apoio é da Lico, Nera e Webventure (www.webventure.com.br). A supervisão é da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

VipComm
Assessoria de Imprensa Dunas Race
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira / Cláudia David
Site na internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Cláudia David/VipComm