Webventure

Projeto social: o outro lado da EMA Amazônia


Vida simples: barco é principal meio de transportes das comunidades; esta foto foi tirada durante o levantamento do percurso da edição 2001 (foto: EMA)

Em menos de um mês será dada a largada da Corrida de Aventura do Brasil, a EMA 2001 Amazônia, e as expectativas em torno do evento são enormes… Nesta quarta edição, os desafios e a estrutura serão únicos, nunca vistos em uma corrida de aventura brasileira, com envolvimento de mais de mil pessoas.

Foram firmadas parcerias importantes como a da Paratur, órgão oficial de Turismo do Governo do Estado do Pará, grande responsável pela infra estrutura da prova. Durante seis dias ininterruptos, 50 equipes mistas de quatro integrantes percorrerão 550 km entre orientação, trekking, mountain biking, técnicas verticais, natação, canoagem em caiaques infláveis e canoas locais, em meio a todos os perigos e fascínios da Floresta Amazônica, na região do Pólo Tapajós, Estado do Pará.

Um outro lado da EMA – Como nas edições anteriores, o evento vai além da competição esportiva, através da realização de projetos sociais que reforçam o compromisso das Corridas de Aventura com o desenvolvimento das comunidades envolvidas no percurso da prova.

Serão mais de 600 locais envolvidos no edição, gerando empregos diretos e indiretos. A região de Pólo Tapajós já vive o clima “EMA 2001” há algum tempo…

Cerca de 17 milhões de pessoas vivem na Amazônia, numa das mais baixas densidades demográficas do país: 3,4 hab/km2. Muitas comunidades são completamente isoladas, tendo acesso apenas por barcos ou aviões. Apesar dos grandes esforços do governo do Pará, o isolamento dificulta o atendimento médico e a distribuição de medicamentos.

Cada equipe participante da EMA 2001 Amazônia deverá realizar um projeto social que consiste em:

  • doação de 4 caixas com 6 comprimidos cada de Mebendazol 100mg;
  • doação de 3 frascos de 15ml cada de Paracetamol 200mg/ml gotas;
  • doação de 1 caixa com 30 comprimidos de Captopril 25mg;
  • doação de 3 frascos de 20ml cada de Dipirona sódica 500mg/ml;
  • doação de 1 caixa com 15 cápsulas de Amoxilina 500mg;
  • doação de 2 caixas com 20 comprimidos cada de Sulfametoxazol 800mg + Trimetroprima 160mg.

    O propósito deste projeto não é solução dos problemas da região, mesmo porque isso não está ao nosso alcance. Mas sim aliar as Corridas de Aventura à consciência social, como sempre foi o compromisso da Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura e, principalmente, dar uma valiosa contribuição, mesmo que momentânea, para a melhoria da qualidade de vida da população local.

    Também será desenvolvido com a comunidade o Projeto Praia Limpa, na belíssima praia de Alter-do-Chão, município de Santarém. O objetivo da EMA 2001 Amazônia é ser uma prova que ultrapasse todos os limites das competições do gênero, em desafios, estrutura e em relevância social.

    Este texto foi escrito por: Alexandre Freitas