Foto: Pixabay

Projeto Trilha Limpa reduz nível de lixo nas trilhas

Redação Webventure/ Biking

1ª etapa Big Biker 2006 - menos lixo nas trilhas (foto: Cristina Degani / www.webventure.com.br)
1ª etapa Big Biker 2006 – menos lixo nas trilhas (foto: Cristina Degani / www.webventure.com.br)

A preocupação com o impacto ambiental, causado pelo lixo produzido durante as provas, levou a organização da competição Big Biker a lançar no ano passado o Programa Trilha Limpa. A iniciativa está sendo mantida em 2006 e conta, a cada etapa do campeonato, com a cooperação de atletas e a equipe responsável pela limpeza para a preservação da natureza nas trilhas.

A organização delimitou que o lixo (embalagens de água, gel, isotônicos, etc.) deve ser depositado nas áreas de distribuição de água pré-determinadas. Os atletas que são vistos jogando lixo durante o percurso são penalizados com perda de pontos. “No entanto, devido à extensão do percurso e do difícil acesso a algumas áreas, não tem muito como controlar. Nosso trabalho é basicamente de coleta”, diz Marília Barbosa, da organização da prova.

O processo de limpeza é realizado durante e após a prova. Durante a competição, depois do fechamento de cada ponto de apoio é realizada uma coleta do lixo deixado pelos atletas. A segunda fase de limpeza é realizada três dias após a prova, quando são recolhidas placas, estacas e faixas de sinalização, além de qualquer detrito restante no local.

Resultados – Na primeira etapa do ano, realizada no dia 7 de maio em Santo Antônio do Pinhal (SP), o programa já demonstrou resultados positivos como a diminuição considerável de lixo. “Antes, os atletas deixavam embalagens de água, de gel, de tudo na trilha. Dessa vez não tinha quase nada”, explica Marília. A expectativa para a segunda etapa, que será realizada em 16 de julho, em Itanhandu (MG), é que a quantidade de lixo seja ainda menor.

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim

Last modified: junho 2, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure