Goiânia (GO) A largada do Rally Internacional dos Sertões foi definida nesta quarta-feira no shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). José Hélio (motos), Robert Naji Nahas (quadriciclos), Maurício Neves/Clécio Maestrelli (carros) e Edu Piano/Solon Mendes (caminhões) foram os mais rápidos do prólogo. Ainda hoje, às 19h, a largada promocional promete grande festa com a apresentação dos pilotos ao público e o show do grupo pop Jota Quest. A primeira especial da 15a edição do maior rali das Américas será nesta quinta-feira (veja detalhes abaixo).
Nas motos, os cinco primeiros têm o direto de escolher a posição de largada. Eu escolhi ser o quinto a largar, pois os pilotos que estarão na minha frente serão rápidos e não vão me atrapalhar com poeira e ultrapassagens. Desta forma, não corro riscos com possíveis obstáculos na trilha, o que ocorre com o primeiro a largar, comentou José Hélio, que percorreu os 2.300 metros da pista do prólogo em 2min51seg.
Estreante na categoria caminhões, Edu Piano ficou satisfeito com o resultado. A primeira vez que liguei o 4×4 e coloquei o caminhão na terra foi aqui. Amanhã o dia continuará sendo de adaptação, pois irei ver como o veículo se comporta na terra, principalmente com relação à suspensão, explicou o piloto. O tempo dele foi de 3min53.
O navegador Clécio Maestrelli estudou a pista do prólogo e fez o percurso em 3min13. O objetivo era mesmo largar na frente para evitar ultrapassagens e muita poeira. Fizemos o percurso do prólogo a pé e conseguimos uma análise precisa, o que facilitou nossa vida, contou. Já Robert Naji Nahas, que foi o mais rápido com 3min06, não fez o reconhecimento do local. Mesmo assim, fiz o melhor tempo e cheguei na frente dos quadris, o que era o meu objetivo. Cumpri o prólogo sem correr nenhum risco e deu certo, concluiu.
Com chegada em Salvador (GO), o Sertões 2007 passará ainda pelos estados do Tocantins, Piauí, Maranhão e Sergipe – serão 4.776 quilômetros no total. O evento é válido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos e quadriclos.
Primeira etapa A etapa que abre a edição de 15 anos do Sertões irá de Goiânia a Minaçu, em Goiás, com 590 quilômetros de percurso. O trecho cronometrado terá 334 quilômetros, com 249 de deslocamento inicial e sete de deslocamento final. Os competidores enfrentarão uma trilha onde o piso predominante é o cascalho, com alguns trechos de laje. Os últimos 60 km são rápidos, com retas longas. Trata-se de uma etapa seletiva, com pontos de grande dificuldade para pilotos e navegadores, como os que exigem técnicas de trial.
Programação do Rally dos Sertões 2007:
8/8 – Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 – Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/8 – Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/8 – Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 – Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/8 – São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 – Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/8 – Lençóis (BA) / Senhor do Bonfim (BA)
16/8 – Senhor do Bonfim (BA) / Aracaju (SE)
17/8 – Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 – Festa de premiação
O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race e tem patrocínio da Goodyear, Secretaria de Esportes do Governo da Bahia, Banco HSBC e Petrobras. O co-patrocínio é de SAMA/Eternit e Tam Express, com apoio do Governo de Goiás/Ministério do Turismo, Governo de Tocantins, Yamaha, Shopping Flamboyant, Sparco/Lico, Oitis Hotel, Helimed, Webventure, Revista 4×4 & Cia., Rádio Eldorado e Rádio Interativa.
Este texto foi escrito por: Vipcomm
Last modified: agosto 9, 2007