O objetivo era simples: fazer o melhor tempo possível em um circuito com 10 km de terra batida. Este foi prólogo do VIII Rally Internacional dos Sertões, realizado hoje na cidade de Barueri, próximo ao condomínio Alphaville, que definiu a ordem de largada para o dia 12 de julho, início das etapas.
Entre os 92 carros, 74 motos e 01 caminhão, o melhor resultado foi do português Paulo Marques (67). Logo atrás, o compatriota luso Miguel Farrajota (39) e em terceiro ficou o brasileiro Juca Bala (09). Todos os três correm na categoria Superproduction/ motos.
Nos carros, a dupla vencedora foi a catarinense Édio Fuchter e Luis Tedesco (118), da Chevrolet Team, com uma S-10 Diesel. Klever Kolberg e Lourival Roldan (115) foram os segundos. E Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti (102), os terceiros.
Segundo o navegador Alberto Andreotti, a gente pode ver como vai ser a estrutura do Rally dos Sertões. Toda a poeira. Foi uma prova muito travada. Alberto corre ao lado de Hamilton Diniz num Troller T5, na categoria TT3. A dupla fez o décimo sexto tempo.
Fora do Sertões – Ainda no reconhecimento do prólogo, dois pilotos de moto sofreram acidentes que os tiraram do Rally dos Sertões. José Jorge Sawaya (13), competidor da categoria Production, deslocou a clavícula. E Amadeu Tadeu Montemurro (34 – Marathon) fraturou a perna. Os dois passam bem.
Equipe Mitsubishi vai mal – Quem acreditava em um bom desempenho da equipe Mitsubishi decepcionou-se. Considerada de ponta, favorita nas categorias que disputa, teve problemas mecânicos em três carros. Nosso carro largou com o pistão furado. Fizemos o prólogo bem devagarinho, só para chegar ao final, comentou Ulysses Bertholdo (124), piloto da categoria TTD. Ulysses foi o melhor da equipe, conseguindo o 25º lugar. O carro de Guilherme Spinelli (105 – categoria TTD) teve a mangueira do radiador estourada. Com isso, obteve o 63º tempo. Já o de Fernando Moretti (171 – TTD), o câmbio quebrou, atingindo assim o pior resultado entre os carros.Todos são carros novos. Falta quilometragem. Durante o rali, nós vamos acertando aos poucos, justificou Ulysses.
Adrena – A estreante em ralis off road e no sertões, mas experiente nas pistas asfaltadas, a pilota Valéria Zoppello (164 TTD), ficou surpreendida ao correr o prólogo de hoje. Segundo ela, é uma adrena o tempo inteiro. A relação com o carro é diferente, porque muda de terreno. Uma hora é pedra, outra é lama. Ainda mais, você nunca sabe o que tem pela frente. Adorei. Ela e a navegadora Luciana Maria Puccetti correm de Land Rover Defender e conseguiram o 42ª colocação.
O prólogo foi somente um tira gosto do que está por vir nesta edição do rali. Terça-feira, dia 11, é a largada promocional. No dia seguinte, a emoção realmente começa com a etapa de São Paulo a Alfenas (MG). A Webventure trará para você todos os detalhes do maior rali da América Latina na cobertura oficial on line. Fique ligado!
Veja o resultado geral do prólogo no site: www.rallydossertoes.com.br.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch
Last modified: julho 9, 2000